A Music Rio Academy, escola de mercado do entretenimento do Vivo Rio, em parceria com o IAG, Escola de Negócios da PUC-Rio, dá início, no dia 03 de junho, a mais uma turma do curso “Gestão de experiência e entretenimento", coordenado por Anita Carvalho, diretora da MRA, e Alessandra Baiocchi, professora de Marketing e Coordenadora do MBA de Gestão de Marketing do IAG PUC-Rio.
Com objetivo de capacitar o aluno no negócio do entretenimento com ênfase na experiência, o curso propõe o desenvolvimento e aprofundamento do conhecimento em quatro áreas: Gestão do Entretenimento e Experiências; Mercado da Música; Mercado do Audiovisual e Mercado de Eventos ao Vivo (Carnaval, Festivais etc). Ao todo serão 84 horas de carga horária, ministradas em formato híbrido, com aulas online, de segunda a quinta, e práticas quinzenais aos sábados. Para esta segunda turma serão disponibilizadas apenas 25 vagas. Uma terceira turma é esperada para o segundo semestre de 2023.
O mercado do entretenimento encontra-se em franca expansão. Só o setor de eventos movimenta R$ 334 bilhões por ano, envolvendo mais de 6,2 milhões de pessoas. Em 2021, a indústria fonográfica, relacionada ao mercado da música, cresceu 32%. Segundo a PWC, espera-se crescimento de ao menos 5% no mercado audiovisual nos próximos anos. De acordo com a Associação Brasileira de Promotores de Eventos (Abrape), a expectativa é de que 590 mil eventos sejam realizados até o final deste ano, em todo país. Para Anita Carvalho, oferecer esse curso em parceria com uma instituição como o IAG da PUC-Rio, neste momento de mercado, é uma grande conquista. “Acreditamos que a falta de mão de obra qualificada, originada da carência de cursos de formação, é o principal gargalo de crescimento para esse setor que hoje emprega tantos brasileiros”, afirma.
Ainda segundo Anita, os principais diferenciais do curso são as aulas presenciais ministradas em espaços criativos e o grupo de professores com vasta experiência no mercado. Na última edição, os alunos tiveram oportunidade de passar um dia no teatro Claro Rio, na festa “Isto não é uma festa”, na Marina da Glória, no Circo Voador e no barracão da Unidos da Tijuca. “Além de contar com um conteúdo bastante abrangente sobre entretenimento e experiência com foco em música e audiovisual, o curso dá aos alunos a possibilidade de verem acontecer na prática o que eles aprenderam em sala de aula”, complementa.
Composto por acadêmicos e profissionais do mercado que são referências em suas áreas de atuação, o curso acontece no formato “hands on” onde, além do conteúdo ensinado em sala de aula, os alunos entram em contato na prática com diferentes métodos e ferramentas para enfrentar os desafios do mercado. Tendo previsão de visitas à casas de show de grande porte, escolas de samba e agências de experiências.