top of page

Mar Aberto e Flavio Ferrari cantam sobre o Alzheimer de forma delicada no single "Memória Degradê"

  • Foto do escritor: Guilherme Moro
    Guilherme Moro
  • 31 de jul. de 2024
  • 2 min de leitura

"Memória Degradê" é o quarto lançamento do duo MAR ABERTO que integra o projeto “Com Vida”, onde Gabriela Luz e Thiago Mart lançarão canções inéditas com variadas participações especiais até o final de 2024. A faixa que acaba de ganhar um clipe com direção de Gustavo Bueno, da MUD Produtora, tem a participação de Flavio Ferrari, cantor que conquistou a internet com sua versão de "Carta Branca".


Foto: Dri Bresciani

Escrita por Thiago, Gabi, Flavio e Fernanda Queiroz, a obra aborda o tema da Doença De Alzheimer de uma maneira doce e delicada, traduzindo os sentimentos daqueles que cuidam de pessoas nessa condição. Todos os compositores da faixa passaram por situações do tipo em suas famílias, vivendo momentos em que a inversão de papéis tornou-se necessária e evidente: filhos cuidando dos pais e netos cuidando dos avós.


"São situações que expandem o coração e nos fazem saber que somos muito mais capazes de amar do que imaginávamos", diz Thiago. O tema da paciência, reciprocidade e de que 'amor com amor se paga' se desenha por toda a letra e promete servir de alento a muitos que vivem circunstâncias similares. "É desafiador cuidar de alguém que aos poucos vai se esquecendo até mesmo de você, e sei que muita gente está passando por isso nesse exato momento. Nosso desejo é que cada verso dessa música seja um abraço em quem estiver ouvindo", acrescenta Gabi.


A afetividade com os familiares que vivem com a doença é de extrema importância, pois causa o efeito de felicidade e entusiasmo, segundo informações do estudo de Justin Feinstein, da Universidade de Iowa, publicadas em Proceedings of The National Academy of Sciences. As lembranças são apagadas da mente, mas a sensação do acolhimento, uma visita, um gesto, fazem com que o paciente se sinta vivo e lembrado, mesmo que momentâneo. Os pacientes com Alzheimer podem sentir emoções mesmo que, por causa da doença, tenham esquecido o motivo que as causou.


A produção musical é assinada por Thiago Mart e Flavio Ferrari e, através dos violões, piano, cordas e harmonias vocais, cria o cenário ideal para a contemplação. Uma canção que traz à tona lembranças e torna quase que possível tatear as saudades. "Escrever e produzir essa música foi como dar um mergulho profundo. Nos emocionamos da composição à gravação do clipe e acredito que muitas pessoas se sentirão tocadas como nos sentimos durante o processo", acrescenta Flavio.

Saiba o que rola no mundo da música!

Você está inscrito!

  • Branca Ícone Spotify
  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Instagram Branco
logo_escrito.png

© 2024

bottom of page