top of page
  • Foto do escritorGuilherme Moro

Luísa Lacerda e Quarteto Geral homenageiam compositores do Rio de Janeiro na Espanha em setembro

Músicos de uma nova geração, as afinidades musicais entre Luísa Lacerda e o Quarteto Geral são o ponto de partida de um trabalho que se iniciou há 10 anos. Luísa é cantora e violonista, considerada um expoente da nova MPB. Convidada para apresentações com renomados artistas, já lançou três discos e dois EPs. O Quarteto Geral é formado por Daniel Ganc (viola caipira), Lucas Gralato (violão), Lucas Videla (percussão) e Tomaz Retz (Flautas). Em 2023 lançam seu disco de estreia, fundamentando sua linguagem autoral a partir de uma concepção sonora própria. O diferencial do grupo é a sonoridade, fazendo o uso de instrumentos não convencionais como panela, cadeira, queixada, viola caipira, violão e flautas.

Crédito: Alex Santana

O show LUÍSA LACERDA E QUARTETO GERAL HOMENAGEIAM COMPOSITORES DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO é parte da programação do Festival ¡HOLA RIO! que acontece em Madrid. Serão duas apresentações, uma no dia 23 e outra no dia 30 de setembro, que passam pelos diferentes gêneros e ritmos musicais presentes no estado do Rio. Os músicos cantarão e tocarão uma história a partir do olhar de compositores e poetas do estado, uma história musical cujo o fio condutor traz a mensagem de que o Rio de Janeiro foi fundado pela diversidade da miscigenação.

A partir de uma vasta pesquisa de compositores e letristas do estado do RJ da atualidade e pela vontade em homenagear o trabalho desses artistas, Luísa Lacerda e o Quarteto Geral sentiram a urgência em compartilhar com o público o maravilhoso trabalho que vêm desenvolvendo. O show, portanto, tem como mote principal apresentar ao público a consolidação desse trabalho.

O espetáculo apresenta uma seleção de canções escolhidas a partir de uma concepção estética que preza pelas diferentes manifestações culturais presentes no Rio de Janeiro – Maxixe, Choro, Marcha Rancho, Samba, Bossa Nova, Pagode e Funk – mesclados à sonoridade do grupo e à sua proposta de fazer musical.

É pautado nessa multiplicidade, e ao som da viola caipira, flauta, pífanos, violão, caxixi, queixada, percussão e voz, que Luísa Lacerda e o Quarteto Geral apresentam esse espetáculo. Um trabalho que resgata e apresenta um acervo musical fundamental da cultura popular brasileira.

Músicos premiados em diversos editais e concursos e com larga experiência em apresentações nacionais e internacionais, mostram um Brasil de gente nova que conhece e canta nossos compositores, que reverenciam Pixinguinha, Tom Jobim, Anacleto de Medeiros, Edu Lobo, Guerra-Peixe, Cartola, Villa Lobos, Nelson Cavaquinho, entre outros.

O projeto propõe um mergulho na cultura musical do estado do Rio de Janeiro, estimulando a troca de saberes entre diferentes nações e divulgando nossa cultura, tão apreciada e reverenciada fora do país. Um trabalho que resgata e apresenta um acervo musical fundamental da nossa cultura popular, criador de uma escola que rendeu frutos e que permanecerá sempre em atividade.

A valorização da cultura é um fator de inclusão social e o resgate da memória de um povo é condição imprescindível, pois estabelece um diálogo entre as pessoas, garantindo assim a permanência da nossa cultura e sua diversidade.

O ¡Hola Rio! é uma realização da Casa de América, do Serviço Social do Comércio do Rio de Janeiro (SESC RJ) e do Governo do Estado do Rio de Janeiro, através da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (SECEC). A correalização é da Prefeitura de Madri e Programa 21distritos, com o apoio institucional da Embaixada do Brasil em Madri e produção executiva da Cinco Elementos Produções.

Kommentarer


bottom of page