• Guilherme Moro

Lemak lança seu primeiro álbum: "Nossa História"

Em dezembro de 2021, a Lemak lança seu primeiro álbum completo nas plataformas digitais. Nossa História reune doze lançamentos da banda que contam histórias de vida de seus integrantes sobre amor, fé, sonhos e animais de estimação.


“Nossa História é o nosso primeiro álbum lançado oficialmente e ele conta sobre coisas muito particulares das nossas vidas. Nossa História, o single que da nome ao álbum, por exemplo, fala da rota da vida disfarçada de uma canção de amor. Fala de como curar o nosso coração, de como perceber que certas coisas são ilusões nossas… Mas não são só relacionamentos que podem causar cicratizes profundas. Cada escolha errada que tomamos faz um pequeno corte, mas alguns desses cortes leva tempo demais pra sarar e pode até mesmo se tornar uma infecção”, diz Diogo Berlim, vocalista da banda sobre o lançamento.


O álbum transita sobre uma diversidade de estilos musicais diferentes usando o rock como uma base forte. O conceito de mpb/rock que a banda trouxe para seus trabalhos desde 2020 fica explícito em Nossa História que consegue trazer músicas com muita pegada, influências de musicais da Broadway e de música pop e toda uma forma de casar sonoridade e letra.


Sobre isso, Duds Bemol, tecladista e violinista da banda diz: “Eu acredito que som e letra precisam ser uma coisa só. Quando a gente ouve o Axl Roses gritar uma canção de amor alguma coisa nossa entende na hora que ele é o cara capaz de por fogo num carro pra chamar atenção de uma mulher. A sonoridade, a maneira de cantar e todo o resto precisam ser trabalhados junto do que estamos dizendo. Navegantes remete ao mar, Tenho a Fé remete às nossas influências, Livres pra Voar traz o antigo e o novo ao mesmo tempo… Tudo isso tem muito significado pra nós! Nossa História é uma síntese dessas peculiaridades que temos e cada música no álbum tem sua própria personalidade marcante”.


“Nós fizemos o trabalho que achamos melhor, saca? Nossa experiência de anos serviu mais pra encontrar o maluco certo pra fechar esse trabalho do que qualquer outra coisa. Gravar com o Chapola foi um puta aprendizado! Nós passamos por nomes gigantes do mercado como o Patolla, o Bonadio e o Sussekind pra descobrir que o maluco que mais ia topar nossas maluquices era um cara de Jundiaí que entrava nas nossas doideiras!”, completa Jimmy Tonelada, guitarrista da banda, sobre a musicalidade do álbum.



Das doze músicas que compõe o Nossa História, ainda vale ressaltar que cinco delas contam com participações especiais: Tenho a Fé, com a banda NDK; Tudo que a Gente Viveu, com o campinense Rodrigo Edo; Essa Dança, com o duo Avenoar; Inferno Astral, com o artista pop Tupi; e Heróis, com a Rádio Moscou, de Mossoró (RN). A maioria das participações ainda foi gravada à distância devido as restrições do Covid-19.


“Foi muito massa encontrarmos artistas que combinavam com as nossas músicas e foi ainda mais maneiro eles toparem essas gravações. Eles gravavam de outros lugares, de outros estúdios, nos mandavam, levávamos isso pro Chapola e aí íamos voltando com uma alteração ou outra. Foi uma puta experiência pra gente!”, afirma Estevão Corcioli, batera da banda.


As doze músicas foram lançadas pelo selo Marã Música e contam com a produção musical de Alexandre Chapola. Os singles que compõe o álbum vêm sendo lançados desde novembro de 2020.