top of page
  • Foto do escritorGuilherme Moro

Julio Falavigna alça novos voos com documentário “Paisagens Rítmicas”

Atualizado: 6 de mai. de 2021

“Paisagens Rítmicas” aborda a trajetória do baterista/percussionista gaúcho, Julio Falavigna, em sua busca pela harmonia entre ritmo e alma. “Uma jornada em batimentos”, é como pode ser definido o documentário, que apresenta Júlio acompanhado de parceiros musicais e de vida.


O DOC tem o lançamento digital exclusivo pela O2 Filmes nas plataformas Google, Looke, Now, Vivo e YouTube. “Essa ideia veio naturalmente, quando por volta de 2016, estava a cogitar um trabalho próprio. Tinha dúvidas entre gravar um CD ou DVD com a participação de amigos. Pareceu-me que um documentário teria mais abrangência, inclusive pelo fato de eu ter várias reflexões a compartilhar. O ritmo é um elemento intrínseco a todos nós, a começar pelo batimento cardíaco. Em cada cultura ele tem o seu sotaque, mas enquanto essência ele nos une de forma indiferenciada”, argumenta Julio.


O filme é um sobrevoo pela trajetória de Julio em sua constante busca pelo entendimento e aprofundamento na arte de tocar e se relacionar com os ritmos do mundo, paralelamente ao seu desenvolvimento pessoal e espiritual, numa jornada que passa por lugares tão diferentes como China, França, Índia, Portugal, Serra dos Órgãos (RJ), Cerrado (DF), Serra da Cantareira (SP) e Serra Gaúcha. "Esse projeto representa uma forma de honrar a minha caminhada até esse pouco mais de meio século de vida e em especial as pessoas maravilhosas que tanto acrescentaram ao meu aprendizado humano. Espero que ele possa inspirar os espectadores a abrirem espaços reais e imaginários dentro de seus âmbitos. É a antítese do fechamento relativo que vivemos hoje”, finaliza.


(Foto: Nicole Falavigna)

Comments


bottom of page