• Guilherme Moro

Intimista, “Liberdade” é novo single indie de Tuany

Em nova fase da carreira, a cantora e compositora Tuany vem entregando, cada vez, sua marca e sonoridade em seus recentes lançamentos. O próximo single, “Liberdade”, não foge à regra e mostra uma interpretação ainda mais dramática da artista. A música chega a todos os aplicativos de música nesta sexta-feira (15). Já o visualizer, gravado pelas ruas de Santo André - SP (cidade natal da cantora), vai ao ar no dia 21 de julho, às 20h, no YouTube da artista.



Após os lançamentos de “Me Encontrar” e “Jabuticaba”, a nova música de Tuany chega para confirmar o processo que dá luz à identidade da artista. “Definitivamente, sinto que encontrei o som da Tuany com esses trabalhos. Estou colocando pra fora como eu quero que o mundo me ouça, sem me preocupar muito se vou encaixar em alguma prateleira”, afirma a cantora e compositora.


“Gosto muito de trazer interpretações vocais mais dramáticas e melancólicas pra deixar o som a flor da pele, e letras mais poéticas e subjetivas, onde o ouvinte pode adaptar a música pra sua realidade”, afirma.



INSPIRAÇÃO

Escrita em 2021, “Liberdade” foi um dos processos mais orgânicos que Tuany viveu até agora. “A primeira parte que surgiu foi o pré-refrão ‘já se passaram tantos anos desde que você era livre’, e a partir dele tudo foi simplesmente surgindo, melodia e letra juntas foram pintando e fazendo total sentido”, conta.


Já a inspiração vem de uma “falsa” sensação de liberdade. “O tempo inteiro estamos em confronto com o mundo e com nós mesmos, buscando mudar padrões, correndo atrás das nossas lutas e crenças para sermos livres no mundo e na nossa cabeça, e muitas vezes esquecemos de ser livres de verdade, esquecemos de simplesmente ser e viver. Nossa mente vai nos enclausurando e petrificando, até chegar ao ponto que nós perguntamos ‘eu sou livre?’, e quando nos deparamos com a resposta, buscamos um ponto de fuga, pra continuar com energia pra seguir em frente”, explica a cantora.


“A mensagem que quero deixar é justamente essa: busque a sua liberdade no mundo e em você, mas não esqueça de ser livre mesmo, não esqueça quem você é, sua história, seu caminho e aonde quer chegar. Não deixe o mundo e os moldes te engolirem e te apagar”, completa.


INTROSPECTIVA

Gravado por Camila Sánchez e Caio Grandi, o visualizer de “Liberdade” tem cenas em três locais diferentes de Santo André (SP), cidade natal de Tuany. As cenas apresentam a cantora em uma sala com piano acústico, no circo temporário do estacionamento do shopping Grand Plaza e no Paço Municipal do município.


“As cenas externas, nós gravamos durante a noite e queríamos esse elemento das luzes coloridas, pra dar um falso ar de alegria num cenário e música tristes. Queríamos gravar durante a noite em locais vazios justamente por isso, pra trazer essa imagem mais introspectiva, e conseguimos com sucesso fazer isso. E a escolha mais urbana também é pra trazer essa solidão em meio à grandiosidade da cidade”, finaliza.


SERVIÇO

A canção “Liberdade” será lançada em todas as plataformas de música nesta sexta-feira (15). Já o videoclipe vai ao ar no dia 21 de julho, às 20h, no YouTube.