O segundo episódio do Podcast de Acalanto “Sereno Canto”, idealizado por Thiago Ramil com músicas e histórias para a hora de dormir, chega às plataformas digitais nesta terça-feira, 28 de fevereiro, e nos transporta para a territorialidade do povo Kaingang, que abrange os Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo. A história original é contada por Iracema Gah Téh, Kujá (pajé) do povo Kaingang, que nos embala para sonhar com suas memórias.
A mestra indígena evoca lembranças infantis, de quando sua avó cantava para ela e suas irmãs sobre a pombinha Sórêg, que enumerava a chegada de seus filhotes no ninho ao anoitecer para não os perder na escuridão nem deixar nenhum para trás. Era assim, contando e cantando, que sua avó as colocava para dormir. De forma muito especial, no episódio 2 do podcast, Iracema mistura o ritmo e a narrativa de sua língua originária com o português, embalada pela sonoridade de Thiago Ramil e seus acalantos premiados.
A transcrição da história “Sórêg” é da artista e professora Werakaninha Kaninhka e estará disponível, junto com os sete episódios do podcast Sereno Canto, no livro digital a ser lançado após o final da série, em 11 de agosto.
O podcast Sereno Canto valoriza a diversidade social, étnica e racial brasileiras, com a transmissão oral de histórias e vivências trazidas pelos convidados em um ouvido atento e reflexivo sobre a cultura popular e o momento do dormir.
“Pedimos licença para chegar devagarinho, pisar, ouvir com respeito e aprender. O melhor de tudo é poder aprender com esse conhecimento, através das histórias e canções de acalanto. Um sonhar com coabitação de espaço e de futuros possíveis”, opina a antropóloga e produtora Geórgia Macedo, uma das curadoras do projeto. “A música deste episódio surgiu a partir de um arranjo vocal com boca chiusa, construído em cima da canção de ninar que Iracema cantarola na história”, completa Thiago Ramil.
O Sereno Canto é um projeto inovador com trilha original composta ou adaptada por Thiago Ramil e contações de histórias de 7 convidados especiais, entre artistas, educadores e mestres de saberes de diferentes culturas. A iniciativa abrange sete episódios de Podcast; Álbum Visual em animação (lançamento 11/08); Livro Digital com as histórias, imagens e trilhas (em 01/09); e um Espetáculo ao vivo que será apresentado gratuitamente, com participação de convidados especiais, ao final da série, em setembro deste ano.
“O Acalanto não é apenas uma canção de ninar ou uma história para dormir. É um conjunto de intenções amparadas pela melodia doce, pelas narrativas profundas e pela troca, seja pela respiração, pelo olhar, pelo cantar, pela história e improviso. Um caminho para um dormir tranquilo e seguro”, sugere Ramil.