top of page
  • Foto do escritorAmanda Haikal

Guia de festivais: confira os eventos de música que acontecem no segundo semestre de 2023

Nos últimos anos, o Brasil se tornou uma das principais sedes de festivais de música. Os eventos, que estavam suspensos por conta do distanciamento social, devido à pandemia de Covid-19, voltaram a acontecer regularmente, o que empolgou os brasileiros. Embora meio ano já tenha passado, ainda há alguns festivais que acontecerão no Brasil que são aguardados ansiosamente. Confira quais são e anote na agenda os festivais aguardados para o segundo semestre do ano!


Show de Djonga no João Rock 2022 (Foto: Felipe Gondo | Blog Música Boa)

Essa será a edição de estreia do festival The Town, que é produzido pelos mesmos organizadores do Rock In Rio. O evento acontecerá nos dias 2, 3, 7, 9 e 10 de setembro, na “Cidade da Música”, nome que o Autódromo de Interlagos, em São Paulo, receberá durante o período do festival. A line-up é eclética, sendo formada por artistas internacionais, como Post Malone, Bruno Mars e H.E.R, e nacionais, como Ludmilla, Seu Jorge e Racionais MC’ s. As apresentações acontecerão em seis diferentes palcos, que, com designs inspirados em altos prédios e arte urbana, carregarão a estética da cidade do evento.


Após momentos inesquecíveis em 2015 e 2016, o Tomorrowland volta ao Brasil pela terceira vez. O festival de música eletrônica acontecerá em Itú-SP, nos dias 12, 13 e 14 de outubro. Desde a primeira edição, em 2005, na Bélgica, o Tomorrowland é conhecido por imergir o público em um mundo mágico. Para criar uma atmosfera fantasiosa, dançarinos encarnam figuras místicas e uma detalhada cenografia é montada. A line-up desse ano é formada por mais de 61 atrações, e artistas que são reconhecidos mundialmente, capazes de agradarem até os mais distantes do gênero. Nomes como Alok, Cat Dealers, Chemical Surf e Tiësto, marcarão presença no evento.


O Encontro das Tribos nasceu em 2002, e desde então, o evento realiza edições rotativas, passando por diversos estados. Esse ano, uma das edições acontecerá em Ribeirão Preto, cidade que mais de três vezes já foi palco para o festival. O evento acontecerá dia 21 de outubro, e como o objetivo é agradar todos os tipos de público, unindo todas as tribos, a line-up é formada por artistas do rock, reggae, rap e funk. Junto aos headliners do festival, que são Pitty, Natiruts, Nando Reis, Racionais MC’s e Criolo, mais 20 artistas, entre eles, Black Alien, Matuê e Planta e Raiz, marcarão presença.


Rock the Mountain é um festival de música e arte que acontece em Itaipava, bairro em Petrópolis, cidade no Rio de Janeiro. Essa é a 10ª edição do evento, e será realizada nos dias 04 e 05 e 11 e 12 de novembro, dois finais de semana com a mesma programação, permitindo que os fãs escolham qual a data de preferência. O festival, que acontece em meio à natureza, receberá, em oito diferentes palcos, artistas como Maria Bethânia, IZA, Daniela Mercury, Pitty, Negra Li e Alcione. Além da line-up 100% feminina , em comemoração a décima edição, o festival tem uma proposta interessante: se comprometer em gerar o menor impacto ambiental possível. Por isso, desde 2019, o RTM adotou iniciativas que demonstram esse esforço, como, uma praça de alimentação 100% vegetariana, bebedouros gratuitos e plantio de mudas em parceria com uma ONG.


O festival, que surgiu em Barcelona, em 2001, busca equidade de gênero nas atrações, sustentabilidade e urbanidade, ou seja, conectar pontos distantes de determinado lugar a fim de potencializar a cultura local. Com esse intuito, o evento promove inúmeras edições por ano em diferentes cidades pelo mundo. Essa será a segunda edição do Primavera Sound São Paulo, que acontecerá nos dias 2 e 3 de dezembro. A line-up reúne artistas internacionais e representantes nacionais, como Marisa Monte, Cansei de Ser Sexy, Marina Sena e MC Bin Laden. Os headliners serão The Cure e The Killers, e a eles se juntarão Pet Shop Boys, Beck e Grimes, entre outros.

Comments


bottom of page