top of page
  • Foto do escritorGuilherme Moro

Gabi Doti lança novo videoclipe: ' Nonsense'

O videoclipe da música Nonsense de Gabi Doti é uma ficção onírica vivida em um contexto de opostos. Isso se expressa na interpretação da artista de duas personagens com personalidades completamente distintas, na ambientação (deserto e concreto, luz e sombra) e no figurino (steampunk-rock-futurista e romântico-retrô).



A história do clipe faz citações a clássicos como Mad Max, Blade Runner e High Hopes (Pink Floyd). A fluidez modernista-inventiva e simbologia das cores dos famosos vitrais da artista Mariane Peretti contrastada a elementos do painel da Inconfidência Mineira de João Câmara Filho são presença forte no clipe. Também há fortes referências a artistas como René Magritte, Salvador Dalí e Michel Cheval, essência do Surrealismo.

É o embate do ego, numa batalha épica: a visão do subconsciente e do inconsciente refletidas na realidade tal qual é percebida, sentida. Visão essa que busca verdade e liberdade.

Pra delimitar esses contrastes, o clipe é ambientado no icônico Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves e no deserto, em meio ao cerrado, nas proximidades da Capital do Brasil. Sonho e realidade permeiam aridez e concreto. As cores do Panteão estão presentes no figurino de Gabi e em vários elementos no deserto ao longo do clipe.

Gabi interpreta duas personagens complexas. Aborda questões como manipulação, poder, sarcasmo, por um lado, e, vulnerabilidade, subserviência e insegurança, pelo outro.



A Direção de Cena e Fotografia do clipe são de Elder Miranda Junior. O roteiro, a produção executiva, direção de arte e co-direção do Video são de Gabi Doti.

A música Nonsense, pop-rock, é de autoria de Gabi e é a 4ª faixa do disco Outra Razão, gravado no East West Recording em Los Angeles e produzido por Moogie Canazio. Essa canção teve a direção musical e sintetizadores do braziliense Daniel Baker. Os músicos Tim Pierce, num solo clássico de guitarra, o atual baterista do Tears for Fears, Jamie Wollam e o baixista Sean Hurley integram o time que gravou na faixa e no disco, bem como o percussionista cubano Rafa Padilla. Nela, os irmãos cariocas Viny e Felipe Melanio fazem os backings junto a lead vocal, Gabi Doti.

Sobre a artista

"Gabi Doti faz pop, dançante em muitos momentos, com letras assertivas, canções que entretém e fazem a cabeça. Gabi é uma compositora de personalidade, uma cantora de belo timbre e técnica perfeita." (por Antônio Carlos Miguel, jornalista especializado em música desde 1970)

Gabi Doti, brasileira-uruguaia “tri-eclética”, artista independente, apresenta o mais recente lançamento, o disco Outra Razão, gravado em LA, produzido por Moogie Canazio, além de mini-doc dos bastidores e clipes de Silêncio Capital, Eco e Otra Razón (um dos melhores lançados pelo Nação da Música e filmado na Reserva Nacional do Parque de Brasília). Os clipes, idealizados pela artista, são finalistas do Prêmio Profissionais da Música 2021. Verdade ou Mentira é single semifinalista do Festival Nacional da Canção. O disco Outra Razão é considerado entre os 12 melhores em 2020 pelo crítico musical Antônio Carlos Miguel. Em 2021, Gabi lança o videoclipe de Good Times, com imagens captadas pela própria artista no litoral Gaúcho.

Nos anos anteriores lançou 3 albuns autorais: “Mundo nada particular” (ao vivo), “La niña en la pantalla” e “Aguas del tiempo” (ambos de estúdio e com participações do bandoneonista argentino Walter Rios e do violoncelista brasileiro Lui Coimbra. Gabi participou também das Feiras MIDEM (França) e Circulart (Medellin).

Comments


bottom of page