top of page
  • Foto do escritorGuilherme Moro

Entrevista: Thiago Ramil fala sobre "Sereno Canto" projeto multiplataforma resultado de uma pesquisa

Na última semana de janeiro, o músico, compositor e psicólogo, Thiago Ramil, em mais uma de seus projetos geniais e inovadores, apresentou ao público o “Sereno Canto”, que além de um podcast, vai apresentar um Álbum Visual, Livro Digital, além de espetáculo ao vivo sobre o Acalanto (contação de história e canções para dormir) e a arte de contar histórias e preparar o sono.



O primeiro episódio, contou com participação de Raul Jung, que ao lado de Thiago, realiza pesquisas sobrr o acalanto e atua há 10 anos em instituições públicas da cidade de Porto Alegre (RS).


A curadoria do "Sereno Canto" é de Thiago Ramil e da antropóloga e produtora

Geórgia Macedo. O primeiro episódio chama-se “As lágrimas coloridas de uma

árvore falante”, escrita por Ramil em parceria com Raul Jung, Psicólogo da Escola de

Aplicação da UFRGS.


Ouça aqui o 1º episódio do podcast “As lágrimas coloridas de uma árvore falante”,de Raul Jung e Thiago Ramil.


Serão sete episódios lançados, sendo que o próximo, virá ao mundo no próximo dia 24 de fevereiro. Já o lançamento do álbum digital ocorre no dia 11/08, enquanto o livro e álbum digital e o livro serão lançados no dia 01/09. O show de lançamento, que ainda não tem lugar definido, está programado para o dia 15/09.


O Blog Música Boa conversou com Thiago Ramil, que falou sobre o projeto e suas diversas camadas.


Blog Música Boa

Thiago, que projeto inovador! A única vez que vi algo parecido foi quando o Roupa Nova lançou o álbum audiovisual "Todo Amor do Mundo", que também contava histórias através de músicas e de um livro. Como surgiu a concepção deste trabalho? Teve alguma influência direta?


Thiago Ramil

Fico muito feliz com teu entusiasmo, Guilherme, pois é um projeto que tenho grande carinho e envolvimento. Esta pesquisa e atuação envolvendo a prática do acalanto vem de longo tempo, mas o formato desenvolvido para os podcasts e essa proposta de reunir histórias e canções, surgiu durante a pandemia, no segundo semestre de 2020. E a concepção desse formato surgiu a partir da vontade de seguir realizando o trabalho com o acalanto durante o período de isolamento. Sempre gostei de pensar que os limites também podem se mostrar como potências para o desenvolvimento de novas produções. Digo isso sem desconsiderar que a Pandemia foi algo muito triste e que impactou significativamente na vida de todos nós, só ressalto que o contexto do isolamento nos levou a esta ideia que hoje nos abre portas e possibilidades. Com relação à pesquisa sobre o acalanto e práticas de preparação para dormir, esta vem desde o período de graduação em psicologia a partir do interesse em relacionar essas duas áreas que permeiam minha atuação profissional.


Blog Música Boa

Os podcasts estão em alta no Brasil há pelo menos dois anos. Você acha que os artistas devem utilizá-los mais para proliferação de suas próprias obras? Digo, não só cedendo entrevistas, mas sim, criando projetos como o seu.


Thiago Ramil

A relação com o podcast é algo novo pra mim também, mas percebo que vem ganhando amplo espaço de atenção e escuta das pessoas e por isso acho interessante pra classe artística pensar e produzir conteúdos interessantes dentro desse formato proposto. Acho bacana também essa ideia de construir materiais que enfoquem no estímulo auditivo, mesmo que possa haver a presença de imagens, digo isso porque é importante a gente descansar um pouco os olhos das telas que nos atravessam cotidianamente.

Blog Música Boa

Vocês pretendem em trazer essas histórias para os teatros e palcos? Há previsão para que isso aconteça?


Thiago Ramil

No projeto do Sereno Canto, viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura, tem a previsão, após o término do lançamento da série de sete episódios, um show de lançamento a ser realizado na cidade de Porto Alegre e com a presença dos contadores convidados. Objetiva-se, após o desenvolvimento deste espetáculo, realizar circulação nacional com este trabalho.


Blog Música Boa

O projeto aborda de uma forma interessante a questão da preparação do sono e de como as histórias podem fazer com que o descanso ocorra de forma mais natural. Acha que é um debate importante para a saúde mental das pessoas?


Thiago Ramil

Acho super importante. Uma boa qualidade de sono é fundamental para saúde mental e física e é alarmante o crescente número de distúrbios relacionados ao dormir e diversas faixas etárias. Acredito que muito se deve ao modo de vida que viemos produzindo nos contextos urbanos, na aceleração constante do ritmo de produção e do trabalho, no excesso de estímulos visuais diários. O dormir impacta em outras áreas da nossa vida e acaba gerando novas dificuldades. Isso se dá, a meu ver, também por ser o Dormir um ponto sensível da nossa constituição. Tem uma pergunta, trazida pela Psicanalista Ana Cavani Jorge, que acho muito pertinente para contextualizar esse ponto sensível: “Por que resistir ao adormecer se ele é uma necessidade fisiológica?”, porque não apenas desfrutar do sono? Essa resistência aponta para um lugar que vai além da necessidade e sim para um campo sensível na nossa formação e que se traduz nos medos e angústias dos adultos e crianças, bem como no choro dos bebês. Além disso, a prática do acalanto é milenar e presente em múltiplas expressões culturais o que reforça a sensibilidade do dormir na nossa formação, pois se faz presente há muitos anos em diferentes culturas.



Comments


bottom of page