top of page
  • Foto do escritorGuilherme Moro

Entrevista: Ruby apresenta primeiro álbum de estúdio

Com colaboração e entrevista de Amanda Maestre

A cantora e compositora Ruby apresentou no início deste mês o seu primeiro álbum de estúdio, intitulado "Atitude". O lançamento chega às plataformas digitais através da Universal Music.



O novo trabalho é a consagração do que a artista construiu nos últimos anos, através dos singles e do EP "5quenta Tons da Preta", de 2022. Entre os temas abordados nas onze faixa autorais que compõem o projeto estão, representatividade e ancestralidade. A artista faz um pop comercial, sem deixar de lado seus princípios e lutas sociais.


Ruby parte para uma faceta mais urbana, misturando o afrobeat, com funk, pop e rap. O repertório do foi escolhido minuciosamente e visa apresentar todos os aspectos dessa multitalentosa artista, que criou todo o projeto no período de um ano.


"'Atitude' nasceu de uma junção de faixas que eu compus ao longo de um ano. Eu precisava de um álbum e aproveitei que eu já tinha várias canções prontas. Estou ansiosa para ouvir o feedback da galera e saber com qual faixa eles vão se conectar. É um álbum que trabalhamos com ideias mais concretas", afirma.


Quando a cantora intitula o álbum como autoral, é porque seu envolvimento foi total em todos os âmbitos que envolvem o processo de criação. A estética visual, claro, não poderia ficar de fora.


"O álbum traz essa narrativa de entender que eu estava num lugar que não estava legal e que fui saindo aos poucos. Com o passsar do tempo, vou vivendo experiências diferentes e as músicas são influenciadas por isso, porque são reflexos da minha vivência. Por exemplo, todos os visualizers contam versões diferentes de mim. Seja uma estética um pouco diferente de cabelo, a cor dele ou até mesmo o lugar que o clipe foi gravado. Eu trouxe essa versatilidade que eu utilizo no meu dia a dia, para a forma que eu me expresso", conta.



Após explorar tantas sonoridades em seus singles anteriores, inclusive partindo para o caminho do R&B em muitos momentos, a artista agora abraça o afrobeat como seu principal estilo musical, com predominância nos arranjos, beats e caminhos melódicos percussivos.


"Eu gosto muito de fazer laboratório, ir ao estúdio, experimentar coisas novas, músicas e estilos diferentes. Mas desde sempre eu queria trazer o afrobeat como um estilo predominante dentro do som que eu faço. E eu acredito que de todos os trabalhos que eu lancei até hoje, esse álbum é o trabalho que eu mais consegui trazer essa veia melódica e essa fusão do afrobeat com outros estilos que já são predominantes aqui no Brasil", comemora.


A artista ainda participou de todos os processos envolvidos no projeto, inclusive no roteiro e a direção, juntamente com Renan 1RG, e a confecção dos looks utilizados. O álbum ainda tem a masterização pelo renomado produtor americano Obie O'Bryan, que produziu grandes nomes da música internacional, como Bon Jovi.


"A masterização do álbum foi feita com um profissional incrível, que faz parte do mercado há anos. É uma pessoa super conceituada que é o Obie O'Brian, produtor do Bon Jovi. Ele trouxe essa unidade para o álbum com a masterização. Ele conseguiu fazer uma conexão que deixou uma veia única dentro do álbum. Acredito que toda essa expertise que ele tem de anos e com uma banda de sucesso como o Bon Jovi, trouxe esse diferencial pro projeto e deu essa unidade legal pra ele".


O single “Tudo Meu”, com participação do rapper Ricon Sapiência, já foi apresentado no mês passado como aquecimento. Agora, o público também pode se preparar para ouvir o projeto completo, com destaque para o feat entre Ruby e o cantor IZRRA, na faixa “Brinca Comigo”. A faixa, que tem uma letra apimentada e dançante, também chega acompanhada de um clipe especial com a mesma pegada.


Eu já tinha feito 'Tudo Meu' e a gravei em Portugal. Foi uma fusão do Afrobeat com o funk. Me encontrei com o Rincon Sapiência

em um evento e disse que queria os versos que ele compunha nessa faixa. Fomos ao estúdio, eu mostrei a música e ele curtiu muito. Já o IZRRA, nós nos encontramos no Rio de Janeiro e eu disse a ele que precisávamos fazer um feat, porque somos muito amigos. E daí a gente foi pro estúdio e nasceu 'Brinca Comigo,' que é uma música bem gostosa e tropical. Um afrobeat bem dançante. Acredito que a galera vai curtir muito", finaliza.


O single “Tudo Meu”, com participação do rapper Ricon Sapiência, já foi apresentado no mês passado como aquecimento. Agora, o público também pode se preparar para ouvir o projeto completo, com destaque para o feat entre Ruby e o cantor IZRRA, na faixa “Brinca Comigo”. A faixa, que tem uma letra apimentada e dançante, também chega acompanhada de um clipe especial com a mesma pegada.


Comments


bottom of page