• Guilherme Moro

Entrevista com Tiago Lima, Guitarrista e Produtor

Atualizado: 14 de ago. de 2020

Morando atualmente na capital paulista, Tiago Lima é Caririense e cada dia mais se consolida como um dos grandes guitarristas no cenário metal. No ano passado, o músico lançou o single "New Horizonts", que contou com participação do baterista Marcelo Moreira. Com um curso de produção musical lançado há poucos meses, Tiago contou sobre sua trajetória e deu pistas de futuros projetos que estão por vir.



Blog Música Boa

Tiago, em primeiro lugar gostaria de agradecer por dedicar um pouco de seu tempo para atender ao nosso blog!



Tiago Lima

Eu que agradeço pelo convite, fico super feliz em respondê-lo pois é um blog que vem em constante crescimento com o conteúdo de excelente qualidade.



Blog Música Boa

Recentemente, você lançou seu primeiro curso de Pré-produção. Fale um pouco sobre como você se interessou pela produção musical e do método didático aplicado no curso.



Tiago Lima

Então, a produção musical entrou na minha vida há pelo menos 10 anos. Surgiu da necessidade de registrar as minhas ideias. Sempre fui um cara que gosta de compor. As vezes digo que sou um músico “vagabundo” (risos) porque não tenho um repertório pronto de músicas conhecidas na ponta dos dedos. Nunca fui “o cara do violão” da escola. Quando sento pra tocar, quero logo compor alguma ideia. Onde eu morava, não tinha escola de áudio e a base meu aprendizado foi toda autodidata.

Pensando em tudo que eu passei para aprender a gravar as minhas ideias, resolvi montar um curso onde eu passo de forma simples tudo que eu sei sobre pré-produção (processo de composição). Lá eu ensino a gravar guitarra, todos os macetes que eu uso no Reaper, montar instrumentos virtuais (bateria, baixo, teclados), dou várias dicas de organização do projeto e isso tudo vai ajudar muito na hora de compor, pois o cara vai conseguir montar a música toda já com os instrumentos. Isso dará uma real noção de como vai ficar a obra final.



Blog Música Boa

Além do recente curso de pré-produção, você tem diversos outros voltados para técnicas de guitarra. Fale um pouco sobre esses demais.



Tiago Lima

Pois é, eu venho desenvolvendo alguns cursos de guitarra também. Tenho um chamado “Técnica do Zero”, que é um curso onde o cara vai ter um treinamento muito abrangente em várias técnicas como palhetada alternada, sweep picking, tapping, hybrid picking, bends, vibratos e outras. Também estou desenvolvendo um curso de violão para iniciantes chamado “Fórmula Violão Iniciante”, esse é pra quem quer aprender do zero de forma simples e prática. A proposta, é fazer a pessoa já tocar várias músicas em 30 dias de estudos.


Blog Música Boa

Você hoje recebe o título de um dos melhores guitarristas do Brasil, resultado de muito trabalho e estudo. Conte como se iniciou seu interesse pelo instrumento e suas maiores influências.



Tiago Lima

Modéstia à parte, eu tenho estudado pra fazer o som como eu gosto, mas sempre pensando se o público vai aceitar também. Fico feliz pela aprovação de muita gente, acredito que estou no caminho certo.

Então, comecei a me interessar por música aos 14 anos de idade, mais ou menos. Eu ia pra casa de um amigo que pegava um violão emprestado (risos). Depois de seis meses, ganhei o primeiro violão e comecei a ter aulas. Meu primeiro professor era muito bom em tocar chorinho, então foi aí que surgiu o meu interesse por solos e logo quis estudar guitarra. Tive ótimos professores como Marcelo Rolim e Alberto Carvalho “Betinho” que me fizeram entrar no metal. Ao longo dos anos eu tive muitas influências, mas a mescla do que eu mais gosto hoje está entre Jeff Loomis, Jonh Pedtrucci, Paulo Schroeber e o Roberto Barros, que, além de ser um grande amigo, tem me ajudado muito no desenvolvimento.



Blog Música Boa

Você é Caririense, mas residia em Juazeiro do Norte quando decidiu se mudar para São Paulo em busca de traçar novos planos a sua carreira. Como ocorreu essa mudança?



Tiago Lima

Eu nasci em São Paulo e aos cinco anos de idade fui morar no Ceará com familiares. Eu queria muito crescer mais na música, só que direcionado para o estilo que gosto e lá eu sabia que as oportunidades eram zero, então resolvi vir para São Paulo pra ver como as coisas acontecem e tem sido muito bom pra mim.



Blog Música Boa

Qual a importância dessa mudança no seu crescimento como ser humano e como músico profissional?



Tiago Lima

Essa mudança foi incrível! Saí totalmente da minha zona de conforto e tem sido um desafio gigantesco. Tudo isso me fez crescer como pessoa e como profissional, estou muito mais produtivo e focado.



Blog Música Boa

Em Agosto de 2019, você lançou o single "New Horizons" que conta com a participação do baterista Marcelo Moreira (Ex-baterista das bandas: Kiko Loureiro Trio, Almah e Burning In Hel). Como surgiu a possibilidade do músico ser um dos convidados na gravação da música?



Tiago Lima

A minha amizade com o Moreira se deu quando ele foi fazer um workshop no SESC de Juazeiro do Norte. Com amigos em comum, saímos pra tomar aquela cervejinha (risos), então como fã de todos os trabalhos das bandas dele, resolvi convidá-lo para gravar o meu single e ele aceitou de cara. Fiquei super feliz por ter um cara desse naipe no meu trabalho!



Blog Música Boa

Após quase um ano de lançamento, como você avalia esse trabalho?



Tiago Lima

Achei super positivo, me trouxe muito mais experiência e visibilidade de como o mercado funciona.



Blog Música Boa

Futuramente, você pretende lançar novos single?



Tiago Lima

Muito em breve lançarei outro single que vai contar com uma baita participação especial.


Blog Música Boa

Atualmente o mundo vem passando por um momento difícil causado pela pandemia do vírus Covid-19. Ela afetou todos os setores, inclusive o musical. De que maneira a pandemia afetou seu trabalho, em específico?



Tiago Lima

Na verdade a pandemia me deu a visão de outro mundo, o online. Mercado esse que te dá possibilidades de viver muito bem da música e talvez bem mais do que os músicos que vivem da noite ou dando aulas presenciais, financeiramente falando. Então, eu venho focado 100% nesse segmento e como antes da pandemia eu já havia começado a trabalhar com esse mercado, a paralisação não me afetou tanto.



Blog Música Boa

Fale sobre um pouco sobre outros trabalhos paralelos que você também fez parte.



Tiago Lima

Atualmente estou trabalhando com a Rygel, banda que entrei recentemente e em breve vamos lançar singles. Também sairá o primeiro single de um projeto de Death Metal que venho desenvolvendo há algum tempo.



Blog Música Boa

Tiago Lima foi um grande prazer conversar um pouco sobre música com você. Até breve e mais uma vez, obrigado!



Tiago Lima

O prazer foi todo meu. Parabéns pela iniciativa e qualidade do blog.


Gostou da matéria? Para conferir todas as nossas postagens, CLIQUE AQUI.

Siga o blog nas Redes Sociais: Facebook, Instagram

Apoie essa ideia! Ganhe prêmios e receba conteúdos exclusivos: APOIA.se Blog Música Boa

(Foto: Reprodução/Facebook)


(Foto: Diego Vieira)