• Guilherme Moro

Entrevista com Marcão Blognejo: "Se preocupam mais com o engajamento do que com o conteúdo"

Marcus Bernardes é bacharel em direito e entusiasta da música sertaneja. Criou o Blognejo com o intuito de falar de maneira séria e digna sobre o segmento. Hoje é o veículo mais respeitado do meio, sendo referência em coberturas de eventos, lançamentos, entrevistas e análise de mercado.


Blog Música Boa

Marcus, em primeiro lugar é um grande prazer poder conversar com você!


Marcus Blognejo

O prazer é todo meu de estar respondendo essas perguntas e realizando essa entrevista. Obrigado pelo convite!


Blog Música Boa

Você é Bacharel em direito e era funcionário público antes de se dedicar totalmente ao Blognejo. Como surgiu a ideia de expressar suas opiniões sobre o meio sertanejo em um blog?


Marcus Blognejo

Eu tinha vontade de ler sobre música sertaneja e buscava fontes de informação escritas de uma maneira mais intensa. Eu não achava em lugar nenhum, então eu mesmo comecei a escrever. Entrei em contato com um portal de Curitiba e propus criar um blog, dentro do portal.


Blog Música Boa

De onde veio sua paixão pelo gênero?


Marcus Blognejo

Essa paixão vem desde a infância, por influência do meu pai. Ele sempre gostou de música caipira, comprava os discos e queria aprender a tocar, mas não conseguia. Foi então que ele me colocou em aulas de viola e violão. Isso foi desenvolvendo essa minha paixão, junto com ele.


Blog Música Boa

A princípio, o Blognejo era apenas uma página na web. Com o passar do tempo, foi criado o canal do YouTube que já conta com mais de 100 mil inscritos e diversas entrevistas importantes, sendo um dos mais relevantes meios de comunicação do sertanejo. Como ocorreu essa migração de uma plataforma escrita para audiovisual? Foi uma maneira de se reinventar?


Marcus Blognejo

Na verdade, eu comecei a fazer vídeos antes mesmo do Youtube ser a realidade que é hoje, sem ter toda essa relevância. Eu comecei a fazer essas entrevistas e o pessoal começou a curtir. Aos poucos fui aumentando meu leque de entrevistas, postando uma por semana e elas acabaram se tornando marcantes, porque eu entrevistava artistas no começo da carreira que logo em seguida se tornavam artistas de renome no Brasil. Marilia Mendonça e Maiara & Maraisa passaram primeiro pelo Blognejo. A galera passou a ter o blog como referência no sentido de ser pé quente e formador de opinião. Isso foi se transformando com o tempo, começou a surgir a realidade dos Youtubers e quando as entrevistas começaram a se tornar mais frequentes, eu diminuí um pouco as análises críticas. Eu parei de dar opinião para focar somente nas entrevistas. Estou retomando isso agora tentando usar outra plataforma, que é o IGTV, no Instagram.


Blog Música Boa

Você tem alguns trabalhos como compositor e cantor. A canção "Fracasso de Um Pai" é uma moda de viola que conta com a participação da extinta dupla João Carreiro & Capataz. De onde veio sua inspiração para compor essa música?


Marcus Blognejo

Há alguns anos, eu queria compor uma moda de viola contando uma história moderna. Essa música conta a estória de uma família que mora na favela e o filho se envolve com o tráfico de drogas. O João Carreiro ouviu a música e gostou bastante. Ela quase entrou em um álbum deles chamado “Lado A Lado B”. Por algum motivo ela ficou de fora e eu sugeri que gravássemos a música só pra colocar na internet. Eles toparam na hora.


Foto: (Reprodução/Facebook)


Blog Música Boa

Outro projeto seu a se destacar é a Dupla MARiANNA. Fale um pouco sobre e o motivo dele ter durado tão pouco tempo.


Marcus Blognejo

Eu tenho uma amiga chamada Ana Carol, que toca um pouco de todos os gêneros nas noites de Uberlândia. Ela queria se aprofundar mais no sertanejo e me convidou para fazer uma dupla. Como ela canta muito, é uma amiga de anos e o dueto ficou muito bonito, achei que poderia dar certo. O nome do duo é uma junção dos nomes “Marcus” e “Ana”. Nós gravamos algumas músicas, iriamos gravar um DVD, mas infelizmente o projeto não vingou. Tem muitas coisas envolvidas, que não é apenas subir no palco e cantar. Existem coisas nos bastidores que você precisa fazer acontecer e eu não senti a Ana estava disposta a ter o mesmo empenho nos bastidores. Como eu já tinha o blog e outras coisas para cuidar, eu meio que larguei mão.


Blog Música Boa

O "Blognejo Pocket Show" é um projeto que sempre conta com a participação de nomes relevantes do sertanejo e de duplas promissoras. De onde surgiu a ideia de criá-lo? Quando tudo se normalizar, serão realizadas novas edições?


Marcus Blognejo

A gente fez o primeiro DVD (“Festival Blognejo”), em 2016, com o apoio da Terra Produções. A ideia foi do Rafael Terra e tiveram 26 duplas com mais seis participações. Foi um projeto enorme e que deu muito resultado. Por conta de alguns problemas pessoais que eu passei, tive que deixar o projeto um pouco de lado. No meio de 2018, um amigo meu de Londrina me sugeriu retomar o projeto em menor escala, com um menor número de artistas e no formato de pocket show. Fizemos Londrina, Maringá e São Paulo. Sempre tentando elevar o nível das participações em cada projeto. Só que eu tive alguns problemas com esse rapaz, que estava cometendo atos antiéticos usando o meu nome e infelizmente tive que tirar ele do projeto. Passei a trabalhar sozinho e fiz o “Blognejo 10/10”, no fim daquele ano, onde eram dez artistas novos com dez participações especiais. De fato, esse DVD vingou muito e eu consegui desfazer todas as tramoias que o meu antigo parceiro havia feito. Assim que a pandemia passar, o próximo vai ser em Campo Grande e posteriormente em Uberlândia. Ainda não está nada concretizado.


Blog Música Boa

O Blognejo já realizou inúmeras entrevistas. Dentre todas, consegue dizer quais foram as mais importantes para você?


Marcus Blognejo

Uma das entrevistas mais marcantes para mim foi com Chrystian & Ralf, porque foram duas e nunca mais ninguém conseguir gravar entrevistas tão aprofundadas com eles quanto as que eu fiz. Eles não gravam com ninguém, só comigo. É muito importante isso.

Fiz uma entrevista completíssima com Zezé Di Camargo & Luciano. Me orgulho muito de ser o primeiro a entrevistar Maiara & Maraísa, Marília Mendonça, Zé Neto & Cristiano, Henrique & Juliano e Matheus e Khauan.

Gosto muito das entrevistas com Bruno & Marrone, Chitãozinho & Xororó, Daniel, Matogrosso & Mathias e sem falar das entrevistas com Edy Brito & Samuel que viralizaram na internet.


Blog Música Boa

Já há algum tempo o meio sertanejo em geral vem sofrendo com músicas monótonas e diversas tendências que aparecem e somem de maneira muito rápida. Tudo isso deixa o gênero mais pobre, musicalmente falando. Como você avalia essa atual fase do mercado sertanejo?


Marcus Blognejo

A gente vive uma fase em que as pessoas se preocupam mais com o engajamento do que com o conteúdo. As redes sociais criaram essa obsessão muito intensa pelo engajamento. As pessoas só querem isso e mais nada. A rede social vai te dar um resultado em coisas imediatas, nunca em algo que você está trabalhando a meses. Por isso nada dura, a galera está preocupada com o imediatismo e não com a continuidade e relevância de cada obra. Infelizmente é uma realidade que as redes sociais trouxeram.


Blog Música Boa

Marcus foi uma honra poder conversar contigo! Obrigado mais uma vez. Um grande abraço!


Marcus Blognejo

Agradeço muito pelo convite e espero que eu tenha contribuído de uma forma bacana com vocês. Abraço!

 

Gostou da matéria? Para conferir todas as nossas postagens, CLIQUE AQUI.


Siga o blog nas Redes Sociais: Facebook, Instagram