• Guilherme Moro

Entrevista: Banda AL9, uma das maiores apostas da música brasileira

Atualizado: 5 de out. de 2021

Autênticos e em constante evolução, os irmãos Matheus e Thiago, da banda AL9, lançaram nas últimas semanas o single “Ei, Susie”, que contou com um clipe gravado em uma fazenda em Jundiaí, no interior de São Paulo. O histórico de gravações na fazenda é extenso, pois lá já foram rodados filmes do Mazzaropi, além do longa “Chico Xavier”.


Foto: Sérgio Massa

O novo lançamento marca uma nova fase dos irmãos Khouri, que de forma natural, vão explorando novos horizontes. O duo está preparando o primeiro álbum da carreira, intitulado “Um Dia Longo”, que terá nove faixas e será lançado ainda neste ano.

“Um Dia Longo” terá músicas que vão se passar como se fosse um dia da pessoa. Cada uma delas tem uma personalidade diferente. São muitos sentimentos diferentes. É o nosso primeiro álbum, que talvez seja até uma transição do nosso estilo. Estamos indo para um outro caminho”, comentam os irmãos Khouri.



Em 2019, AL9 lançou um EP com sete faixas autorais, chamado “Isso É AL9”, que foi gravado no estúdio particular da banda, o AL9 Records. O álbum atingiu mais de 220 mil streams no Spotify e está tocando em várias rádios do mundo, como rádios no México, Brasil, Chile, Argentina, Colômbia, El Salvador, Costa Rica, Guatemala, Espanha e outras.


“Nossos pais sempre escutaram rock. Meu pai toca guitarra e acabou me ensinando. O Thiago acabou aprendendo também. Lá pra 2017, nós começamos a gravar alguns vídeos para o YouTube, de maneira bem caseira. Em 2018 começamos nosso trabalho autoral, lançando três singles. A gente tinha um cantinho para ensaiar, mas não tinha equipamento de gravação. Sempre fomos nós que produzimos tudo. Os países da América Latina curtem muito nosso trabalho. Recentemente a gente deu uma entrevista para uma moça do México. A gente já pensou em gravar músicas em espanhol, só precisamos aprimorar mais o nosso idioma até para compor e formular frases. A gente vai fazer, só não sabe quando (risos)”, comenta Matheus.


Em 2020, os irmãos Khouri lançaram o álbum “Ao Vivo Em Estúdio”, foi uma sessão ao vivo da banda em estúdio com alguns fãs que foram sorteados para acompanhar. A gravação contou com as sete faixas autorais da banda e mais duas versões de músicas que os inspiram e está disponível em todas as plataformas digitais. A música “Ela Me Ligou (Ao vivo em estúdio)” entrou na Playlist “Pátria Rock Brasil” do Spotify, a maior playlist de rock nacional oficial do Spotify.


Foto: Sérgio Massa

O duo passa por uma readaptação. Eles falaram sobre como enxergam esse momento da carreira:


“Como a gente compõe nossas próprias músicas e participamos de todo o processo de composição, acaba que a gente tem uma evolução natural. A gente não pensa e fala ‘vamo mudar’, a gente só pensa e vai fazendo. Geralmente trabalhamos a melodia e depois encaixamos uma letra. Nós sempre compomos pensando na produção. ”, comentam.


Com um público fiel ao seu lado, a Banda Al9 segue conquistando novos fãs a cada dia, o que é muito importante para uma banda independente.


"Eu acho que ter uma galera que acompanha o nosso trabalho é o mais importante. É um incentivo a mais, você ver que tem um público que acompanha o que você está fazendo. Em 2017 a gente começou fazendo cover para criar uma base de fãs".