top of page
  • Foto do escritorGuilherme Moro

Entrevista: Antonio Leoni, cantor e compositor, apresenta single de EP de estreia

No cenário musical brasileiro, surge uma nova promessa que está prestes a deixar sua marca única. Antonio Leoni, cantor, compositor, multi-instrumentista, produtor e engenheiro de som, está prestes a lançar o segundo single, "Titânio", do seu aguardado EP "Ciclos e Portais". Este projeto autoral marca não apenas sua estreia como artista solo, mas também revela o talento polifacético de alguém que carrega consigo a influência do reconhecido cantor e compositor Leoni, seu pai.


A jornada de Antonio Leoni como artista solo começou a ganhar forma aos 13 anos, quando subiu ao palco ao lado de seu pai em uma lona cultural no Rio de Janeiro. Desde então, o jovem músico vem aprimorando suas habilidades, dominando diversos instrumentos, incluindo guitarra, baixo, violão, teclados e ukulele, além de assumir responsabilidades nas programações.


Aos 24 anos, Antonio já apresentou uma prévia de seu talento com o lançamento da música "Não Sei Fazer Bossa" e seu videoclipe correspondente. Sua estreia solo oficial ocorreu no emblemático palco do Circo Voador, durante a celebração dos 40 anos de carreira de seu pai, Leoni, evento que marcou o início de uma trajetória promissora.


Nesta entrevista exclusiva, mergulhamos nas inspirações por trás de "Titânio", exploramos a jornada musical de Antonio Leoni e descobrimos o que o futuro reserva para esse talentoso artista. Prepare-se para conhecer a mente e a música envolvente de Antonio Leoni.


Blog Música Boa

Como surgiu a inspiração para a criação da música "Titânio" e qual a mensagem que você deseja transmitir através dela?


Antonio Leoni

“Titânio” foi escrita como uma maneira de racionalizar um término e a perda de individualidade em um relacionamento, quando a dor de continuar tentando e se machucando repetidamente fica tão intensa que o término é menos dolorido. Fala sobre estar vulnerável pelas idealizações construídas e por isso se submeter ao relacionamento.


Blog Música Boa

Tendo em mente a complexidade do arranjo de "Titânio", como foi o processo de produção da música, especialmente no que diz respeito à evolução e intensidade ao longo da canção?


Antonio Leoni

Essa música já teve várias versões. Eu e o Gabriel Amorim, que produziu comigo a canção, experimentamos muitas caras para ela até chegar na conclusão de que o que mais representava o sentimento era um arranjo mais minimalista e sombrio, que pudesse crescer ao longo da música e explodir no final como um relacionamento. A última coisa que entrou na produção foi o naipe de metais do final da canção.


Blog Música Boa

A letra de "Titânio" aborda a vulnerabilidade no amor e a perda da individualidade em um relacionamento. Como esses temas pessoais influenciaram sua abordagem na composição da música?


Antonio Leoni

Quando comecei a escrever, eu queria fazer uma letra mais dramática, exagerada, como Cazuza ou Jhonny Hooker. Então, comecei a interpretar meus sentimentos me colocando nesse lugar de se entregar para o sentimento e sofrer o que tem que sofrer. No final das contas, ficou mais autobiográfica que eu inicialmente tinha planejado. Acho que isso é normal no processo de composição.


Blog Música Boa

O videoclipe de "Titânio" apresenta uma narrativa subaquática em preto e branco. Pode compartilhar mais sobre a escolha desse conceito e como a produção visual contribui para a interpretação da música?


Antonio Leoni

Eu e Lucas, o diretor do vídeo, queríamos um clipe que não só representasse a música, mas que transmitisse uma sensação similar a letra. Foi aí que ele teve a ideia de filmar embaixo d’água e dar essa sensação claustrofóbica de se sentir preso e querer sair. Depois, a estética horror anos 20 e o preto e branco completaram o clima que estava faltando.


Blog Música Boa

Já que você toca diversos instrumentos e participa ativamente na produção das faixas, como equilibra esses elementos musicais para criar uma sonoridade coesa e expressiva em suas músicas?


Antonio Leoni

Como eu participo muito ativamente do processo, minha necessidade de me expressar criativamente pode ser dividida entre vários elementos da produção, então eu sinto que isso faz com que as minha ideias sejam mais pensando em servir à canção do que mostrar que eu sei tocar.


Blog Música Boa

Agora que você está iniciando sua jornada solo, como a experiência de tocar ao lado de seu pai, Leoni, influenciou seu desenvolvimento musical e sua abordagem criativa no EP "Ciclos e Portais"?


Antonio Leoni

O meu pai me botou para tocar com ele no palco desde muito cedo e sempre me tranquilizou que estava tudo bem errar, que não machucaria ninguém. Eu sempre me permiti aprender coisas novas, testar, errar, ser ruim em algo que estou começando. Acho que isso me possibilitou escrever canções e aprender instrumentos, programas de computador, técnicas de gravação. Todos esses erros e acertos e tudo que aprendi estão refletidos no meu EP, que tem muito de mim.


Comments


bottom of page