• Guilherme Moro

Elefante Cinza lança vídeo ao vivo do EP “O Riso dos Que Não Choram”

Tal qual uma banda de um homem só, o músico Rodrigo de Andrade transforma seu intenso EP “O Riso dos Que Não Choram” em uma performance onde apresenta o repertório do álbum apenas com loops e beats, além de seu vocal, guitarra e piano. O registro ao vivo reinventa as canções do trabalho sob um novo prisma, apresentando um outro olhar sobre as faixas em uma interpretação intimista.



Elefante Cinza se tornou um projeto totalmente realizado pelo músico após o fim de sua banda, Damas do Nada, e a mudança de Rodrigo para o Rio de Janeiro. Em meio à pandemia, surgiu o primeiro álbum, “Ensaio para o Erro” (2020), seguido pelo EP mais recente, no ano seguinte.


“Elefante Cinza é um projeto que tenho desenvolvido que, apesar de não nomear como ‘solo’, acaba sendo resultado de um processo bastante individual, a partir da minha maturação como compositor, músico e produtor. Bom, acaba que o resultado vem sendo de muitas camadas que vinham me gerando cada vez mais o desejo de produzir algo que fosse viável de se fazer ao vivo, ainda sem uma banda montada (que é a futura intenção). O lançamento do último EP reforçou mais essa vontade, e nos últimos meses amadureci e desenvolvi versões de músicas minhas com arranjos que funcionassem como backing tracks para um show ao vivo performando com a guitarra, piano e voz”, explica Rodrigo.


A escolha das faixas é um reflexo do atual momento do artista. Do primeiro álbum, apenas uma faixa aparece na apresentação. Além das canções de “O Riso dos Que Não Choram”, o músico apresenta “Open The Floodgates”, uma releitura da banda inglesa The Smile - novo projeto de músicos do Radiohead.



“O repertório naturalmente são as quatro músicas do meu último EP, um trabalho do EP anterior, ‘Sofia’, e um cover da banda The Smile, que veio de forma intuitiva e me parece ter encaixado bem ali. Por fim, eu só senti que queria tocar, uma necessidade mesmo”, resume Rodrigo.


Desde o lançamento do último EP, o músico já revelou uma faixa inédita em 2022: “Cúpula do Horizonte”. Agora, o vídeo ao vivo abre os caminhos para outras novidades de Elefante Cinza, a serem lançadas em breve. Enquanto isso, é possível conferir o registro do show “O Riso dos Que Não Choram” no canal oficial do artista no YouTube.


Sobre o artista:


Elefante Cinza é um projeto criado por Rodrigo de Andrade, guitarrista, cantor e compositor. Rodrigo iniciou a carreira na banda Damas do Nada, projeto que durou de 2014 a 2019 e teve presença nos principais espaços da cena independente de Belo Horizonte, realizou shows importantes, tocando e abrindo para bandas como Francisco, el hombre (SP), Ventre (RJ), Maglore (BA), Camarones Orquestra Guitarrística (RN) e o grupo inglês The Flamenco Thief.


Com o fim da banda, Rodrigo se mudou para o Rio de Janeiro e iniciou seu projeto mais introspectivo e pessoal. Canções com poesias sensíveis que expressam inquietações existenciais e a necessidade da arte para seguir. Já carrega em sua discografia 2 EPs lançados e 2 singles. Responsável por toda produção e criação, o resultado é um trabalho zeloso que quase psicografa sua essência. Os trabalhos encontram-se disponíveis em todas as principais plataformas de streaming.


Ficha técnica

Composição, produção e mixagem: Rodrigo de Andrade

Filmagem: Helena Monahan