top of page
  • Foto do escritorGuilherme Moro

Eddie lança disco com releituras de clássicos do frevo ao lado de Karina Buhr e Isaar

Eddie acaba de divulgar seu décimo disco, 'Carnaval Chanson', em todas as plataformas digitais. Desta vez, a lendária banda apresenta uma coleção de releituras vibrantes de canções carnavalescas, abrangendo uma variedade de estilos que vão desde o frevo, já consagrado na musicalidade do grupo, até as clássicas marchinhas românticas.


Foto: Clara Gouveia

Como um marco na trajetória da Eddie, presente no cenário musical desde 1989, 'Carnaval Chanson' representa sua primeira incursão em músicas não inéditas. O álbum conta com 13 faixas cuidadosamente selecionadas, que servem como a trilha sonora perfeita tanto para as festas de rua quanto para os salões de baile, proporcionando uma experiência - dual e sincera - por sentimentos como a euforia alegre da folia tradicional até a melancolia romântica de uma quarta-feira de cinzas.


Em 'Carnaval Chanson', os integrantes Fábio Trummer (voz e guitarras), Alexandre Urêa (percussão e voz), Andret Oliveira (trompete, teclados e sampler), Rob Meira (baixo) e Kiko Meira (bateria) convidam todes para uma viagem sonora pelas ladeiras e quintais de Olinda, os coqueirais, os estandartes dos maracatus sob o sol do Recife e as animadas farras da madrugada, trazendo os hinos carnavalescos como pontos altos do projeto que chega, também, com a bênção musical e o feitiço das vozes de Karina Buhr e Isaar em todas as faixas.


Ao todo, Eddie apresenta 13 releituras de importantes compositores, incluindo Antonio Maria, Iberê Caldas Souza Leão, Alceu Valença, Carlos Fernando da Silva, Moraes Moreira e Miucha. Faixas como "Frevo Nº 1", "O Homem da Meia-Noite" e "Casa Amarela" são apenas alguns dos destaques.

"Os hinos são um capítulo especial neste disco-romance. Em plena era das músicas avulsas, a Eddie nos leva em uma jornada cheia de boas memórias carnavalescas, além, é claro, da ressaca dengosa. Os hinos do Batutas de São José, do Ceroula, do Cariri, do Segura a Coisa e do Segurucu consagram a alma encantadora das ruas, com seus versos de greia (humor sacana de Pernambuco) ou de barroca solenidade festeira. O mitológico Homem da Meia-Noite abençoa a todos e todas lá de cima", destaca o jornalista e escritor Xico Sá. É ele quem assina o texto de apresentação do trabalho.

A produção musical ficou a cargo de Samuel Mota - que também soma na guitarra, violão, teclado, escaleta, baixo e banjo - ao lado do já citado Fábio Trummer. A Orquestra de Frevo do Babá chega junto com sax, trompete e trombone, adicionando um toque especial aos arranjos de sopros que foram assinados pelo músico e inventor de sonoridades Caçapa, conhecido por sua parceria com a "Fuloresta do Samba", clássico de Siba.A capa do álbum foi concebida por Mozart Fernandes, e as gravações foram realizadas nos estúdios Fruta Pão Records, localizado em Olinda, e Zarabatana Records, em Brasília.


'Carnaval Chanson' promete ser uma verdadeira celebração da música carnavalesca, quase ou inteiramente uma declaração de amor, honrando suas raízes e reinventando-a com o toque único - e sempre plural - da Banda Eddie.

Comments


bottom of page