Depois de antecipar seu primeiro trabalho com o single “Água de Nascente”, o Duo Nascente apresenta seu EP de estreia, autointitulado, com uma ousada mescla de violão e vibrafone. Os músicos Bia Nascimento e João Cordeiro recebem participações especiais de instrumentistas referência no cenário mineiro para uma coleção de cinco composições nas quais mostram a força de uma nova geração que pensa a música para além das salas de concerto.
O EP “Duo Nascente” nasceu da vontade de registrar o trabalho de Bia Nascimento e João Cordeiro após dois anos de atuação juntos em shows por Juiz de Fora e região. A ideia era reunir e valorizar a música instrumental brasileira tendo o violão e o vibrafone como protagonistas; e também, valorizar os compositores de Juiz de Fora, como Dudu Costa, Juliana Stanzani, Daniel Lovisi, Leandro Domith, Caetano Brasil e a própria Bia Nascimento, autora de “Aventureira”, música que também fará parte, com outra formação e arranjo, do seu EP autoral “Brasa Cor”, cujo lançamento está marcado para setembro.
Além disso, o duo recebe as participações luxuosas de Amanda Martins (flauta) e Caetano Brasil (clarinete) em “Bia no Choro”, música composta pelo clarinetista em homenagem à violonista. Caetano, que já foi indicado ao Grammy Latino com seu trabalho autoral, assina ainda a produção musical deste trabalho. Completam a lista de faixas o já revelado single “Água de Nascente”, de Domith; “Olho d’água”, de Costa, Stanzani e Lovisi; e “La Neige”, de Nilton Moreira.

O Duo Nascente consolida sua trajetória com este EP homônimo. Bia e João apresentam uma proposta artística na qual o violão, instrumento amplamente conhecido da população, se une ao vibrafone, que ainda é pouco usado em formações de música popular no país.
Trata-se de um instrumento de percussão que tem a possibilidade de tocar melodias e harmonias, para além dos ritmos de sua função mais básica. O instrumento é formado por placas e tubos de alumínio, e o vibrafonista toca nas placas com baquetas. Embaixo delas existem tubos de ressonância que aumentam o volume do som produzido pelas placas. O resultado é um timbre único que atrai e prende a atenção do público nas apresentações.
A novidade soma aos trabalhos solo de Bia, que já lançou o single “Brasa Cor” de seu primeiro EP; e João, que também tem um trabalho solo que coleciona singles lançados desde 2018. Agora, o Duo Nascente revela seu primeiro EP amadurecendo uma sonoridade que reúne as diferentes vibrações, tons, cores e sons do cenário instrumental brasileiro para as representar, celebrar e reimaginar. O álbum já está disponível nas principais plataformas.