top of page
  • Guilherme Moro

Duo Kassel lança clipe dirigido por eles mesmos

Atire a primeira pedra aquele que não tem medo da solidão. Todos nós, independentemente da idade, da classe social ou de qualquer outro fator, tememos ficar sós. É um sentimento silencioso e intimista, mas, ao mesmo tempo, impactante e reflexivo. Esse é o tema principal de “Fear”, novo single do duo multiartístico KASSEL.



O lançamento, produzido por Saulo von Seehausen (saudade), tem sido produzido há cerca de três anos e incorpora diversos elementos do rock alternativo enquanto flerta com arranjos orquestrais. A faixa se propõe a basicamente musicalizar o medo, transformando esse sentimento intimista em algo mais externalizado e “palpável”. Ao mesmo tempo, cria em sua atmosfera uma reflexão sobre o ato de estar sozinho entre seus benefícios e malefícios.


“Fear” também vem acompanhado de um clipe com direção de Renan Rocha e Rodrigo Soares, os integrantes do projeto. Profundo e emocionante, o vídeo nos apresenta a um personagem que, após perder sua companheira, se vê diante de uma vida solitária e, consequentemente, do “medo de morrer sozinho” (como bem reitera o refrão). O trabalho audiovisual ilustra bem a letra de Renan, que a compôs com base em uma vivência pessoal. “Eu escrevi essa música enquanto morava do outro lado do mundo, longe de quem eu amo. Tinha uma base de uma música instrumental de um projeto anterior e resolvi alterá-la para encaixar uma letra que descrevesse a busca por saber estar sozinho, o processo da solitude, e todo o medo de permanecer longe por um tempo que poderia parecer eterno, encarando a solidão”, comenta o vocalista.


O elenco do vídeo conta com a atriz Thamires Amarante e com o ator Remo Rocha. Remo, que interpreta o protagonista da narrativa apresentada, participou dos filmes “Teus Olhos Meus” (2011) e “Canastra Suja” (2016), premiadas direções de Caio Sóh.


No decorrer do clipe, o poema “Horizonte”, de Fernando Pessoa, também adquire um papel relevante. Ele integra o livro “Mensagem”, que simboliza no vídeo o instrumento que pode fazer o personagem alcançar o que realmente. “A mensagem é o mais importante. É o que guia o personagem para ter um afago da solidão, e encontrar um sentido em viver sozinho. É a mensagem que mantém o personagem vivo”, explica a dupla.



A canção é o quinto single de This Is About Leaving, disco de estreia da dupla que estará disponível no início de novembro. “A gente fala nesse álbum muito sobre a capacidade de saber lidar com a impermanência das coisas e das pessoas”, comenta Renan. O trabalho também pode ser entendido como um robusto projeto multiartístico. Isso porque não é apenas a música que rouba a cena nesse trabalho. O cuidado e o preciosismo com a parte imagética, como a fotografia, a pintura e a filmagem, potencializam a narrativa e os significados do álbum, desde os clipes até as capas de cada um dos singles.


À atual música de trabalho, somam-se as já lançadas “That Lost War”, “Headache”, “Greeneyes” e “Nightswim”, faixas que exploram diversos sentimentos e os potencializam através de estéticas musicais diversas. O projeto também conta com um robusto espectro multiartístico, em uma narrativa que é aprofundada através de recursos imagéticos como a fotografia, a pintura e a filmagem.


SOBRE KASSEL


Os músicos e amigos Renan Rocha e Rodrigo Soares estão há quase uma década na jornada musical, durante a qual tiveram o bem sucedido projeto Two Places At Once. Foi um tempo de muito estudo e amadurecimento que desaguou no conceito criativo do projeto KASSEL. Com alguns singles já lançados, que passeiam por diferentes estéticas, a dupla demonstra sua inventividade e comprova sintonia para compor canções potentes e profundas. É uma dupla que consegue soar tanto como um projeto acústico e intimista quanto como uma banda completa, com várias camadas e muita riqueza instrumental.


No caminho para o lançamento de seu álbum de estreia This Is About Leaving, a banda tem expandido cada vez mais o seu espectro artístico, fazendo com que o som se comunique diretamente com outras vertentes artísticas. Renan e Rodrigo, ao longo de suas vidas, também desenvolveram experiência prática com outras manifestações como pintura, cinema, fotografia e literatura, e fazem questão de agregar tudo isso ao resultado final. Mais do que uma banda, uma dupla ou um mero projeto de música, KASSEL é um organismo com pulsantes veias artísticas que não se impõe limites.

bottom of page