A dualidade de emoções de uma paixão que desafia a lógica e a razão não é algo simples de ser transformado em letra. É fácil se deixar levar pelo clichê, sem conseguir fugir do lugar comum. Não é o caso de Dora Morelenbaum.
A cantora e compositora carioca oferece uma experiência bela, inquietante, ruidosa e nada óbvia em “Essa Confusão”, segundo single de seu tão aguardado primeiro álbum-solo, PIQUE, previsto para outubro de 2024. Após o lançamento do EP Vento de Beirada (2021), da incursão com o Bala Desejo no álbum SIM SIM SIM (ganhador de GRAMMY Latino 2022) e do primeiro single “Caco”, Dora apresenta esta nova criação – lançada em parceria pelos selos Coala Records e Mr Bongo.
“Essa Confusão” foi composta no fim da produção do álbum SIM SIM SIM, do Bala Desejo, grupo que Dora forma ao lado de Julia Mestre, Lucas Nunes e Zé Ibarra. A faixa, contudo, acabou sendo deixada de lado por se referenciar à uma temática distinta do disco da banda. Apesar de não ter sido gravada no estúdio, a música entrou para o repertório de algumas apresentações do grupo, fazendo com que ela se tornasse conhecida entre os fãs. “Já cantei 'Essa Confusão' muitas vezes, sozinha e com o Bala Desejo também. É bem diferente tocar uma canção nova num show onde o público conhece a maior parte do repertório. Muita gente vem perguntar como faz pra ouvir em casa e o único jeito era ir nos shows mesmo. Agora vai dar pra ouvir em qualquer lugar, e postar de indireta pra alguém”, acrescenta.
“A melodia do refrão pedia uma letra apaixonada. Porém ela sempre foi sobre uma sensação que já perdeu a razão há muito tempo. Assim surgiu esse verso enrolado, de vai, não vai, não sei pra onde vai, será que vai? Essa enrolação de um nó sem solução, e até o fim da música não se sabe como resolver, mas quer resolver”, explica. Produzido por Ana Frango Elétrico e co-produzido pela própria Dora, o single abrange diferentes referências. “Esse cromatismo do início acabou tendendo para um blues, um caminho esquivo e suspenso da harmonia. O arranjo leva pra outro lugar, mais jazzístico, meio torto, já o refrão é mais clássico”, finaliza.
Com uma sonoridade sofisticada, a faixa antecipa a essência do novo álbum de Dora Morelenbaum, assim como fez “Caco”, single lançado há um mês. Em “Essa Confusão”, o violão vem com as cordas no refrão para reforçar o lado romântico da canção, mas o arranjo contribui para confundir as sensações. Tanto no discurso poético como no estético, o single reflete a dualidade que Dora estava buscando para o disco como um todo.
Comentarios