top of page

Dia de Rita Lee: São Paulo faz homenagem à cantora com data comemorativa

Foto do escritor: Guilherme MoroGuilherme Moro

A Câmara Municipal de São Paulo publicou Diário Oficial uma lei que institui o dia 22 de maio como o Dia de Rita Lee, uma das maiores lendas do rock brasileiro, que morreu no dia 8 de maio de 2023. A data escolhida foi o dia que a cantora comemorava o seu aniversário.


Rita Lee vestida de Nossa Senhora Aparecida durante show no Maracanã em 1995 (Foto: Marcos Issa/Agência O Globo)

O projeto de lei, idealizado pelo vereador Celso Giannazi, do PSOL, ainda prevê programações culturais no Calendário de Eventos de São Paulo.


Apesar de ter nascido no dia 31 de dezembro, Lee comemorava seu aniversário no dia 22 de maio. A mudança veio durante o isolamento social causado pela pandemia de covid-19.


Ligação com a cidade


Rita Lee cantou sobre São Paulo durante toda sua carreira. São muitas músicas de seu repertório com referências à capital paulista e seu cotidiano, entre elas, "Venha Até São Paulo, "Gloria F", "Vítima" e muitas outras.


No entanto, a música que melhor sintetiza a relação de Rita Lee com Sampa é "Santa Rita de Sampa". A ideia da canção veio em 1995, ano que se apresentou vestida de Nossa Senhora Aparecida, no Rio de Janeiro, quando abria para os Rolling Stones, no Maracanã.


Na faixa, recheada de ironia e sarcasmo ao se colocar como santa, no nome, mais uma vez, ela se coloca como uma pessoa de São Paulo, como sempre frisava.

bottom of page