• Guilherme Moro

Cordel, segundo single do duo Pablo Lanzoni e Thiago Colombo, tem as participações especiais

‘Cordel’ é o segundo single do projeto cancionista ‘Delírio Geral’ de Pablo Lanzoni e Thiago Colombo, no qual investem a partir do formato violão e voz. Contudo, diferente da sonoridade apresentada em ‘Deus na Laje’, música lançada pelo duo em fevereiro, na qual o violão era o elemento instrumental norteador da canção, Cordel propõe um diálogo íntimo entre o piano de Bianca Gismonti e o violão de Colombo. Um encontro contrapontístico e rítmico, acrescido de conteúdos percussivos e texto poético.


As sonoridades de Cordel nasceram do piano de Bianca Gismonti e, sobre ele, foram criadas as demais matizes instrumentais. Thiago Colombo recorda que: “Infelizmente, a circunstância da pandemia não permitiu que a concepção e a gravação com a Bianca fosse presencial. Mesmo assim, o trabalho foi muito fluido. Começou como um grande desafio, já que a demo do piano veio muito completa, prescindindo, de certa forma, de qualquer outro material musical sobreposto. Meu trabalho, então, foi encontrar os espaços, de uma forma bem cirúrgica, visto que eram poucos. As mensagens de áudio da Bianca comentando os experimentos ajudaram bastante nessa empreitada e, assim, fomos arredondando o duo”.


Foto: Bruno dos Anjos

Leo Bracht, que assina a produção musical, comenta que a concepção sonora “partiu da necessidade de se evidenciar uma camada interpretativa da composição que nos conectasse com a natureza cultivada pelos povos originários. Uma espécie de multiverso à realidade...". Tamanho misticismo provém diretamente do texto produzido por Leandro Maia para a canção. O compositor recorda que “o Pablo me enviou o tema de Cordel já com este título para ser feita a letra e foi inspirada nos cegos poetas cantadores (Cego Aderaldo, Patativa do Assaré, As irmãs Regina, Maria e Conceição), que nos ajudam a enxergar o impossível e superar a escuridão. A letra aborda a ideia de inspiração conectada aos elementos da natureza e do cosmos”.

Cordel, música de Lanzoni e Maia, chega às plataformas digitais e é o segundo single do projeto-álbum ‘Delírio Geral’ de Pablo Lanzoni e Thiago Colombo, programado para junho de 2022, e que, além de Bianca Gismonti e Leandro Maia, conta com outras participações especialíssimas: Vitor Ramil, Valéria Barcellos, Celso Loureiro Chaves, Paola Kirst, Bebe Kramer, Guto Wirtti e o Trio de Leves do Bloco da Laje. O cronograma de lançamento prevê quatro singles e um videoclipe até a estreia do álbum.