top of page
  • Guilherme Moro

Confira os vencedores do Prêmio Multishow 2022

A 29ª edição do Prêmio Multishow reforçou a relação entre fãs e artistas, enaltecendo o laço entre eles e promovendo encontros inesquecíveis durante a cerimônia. Com ativações e dinâmicas que trabalhavam o conceito fan-centric, a maior premiação de música do país revelou os vencedores das 13 categorias disputadas na grande noite. O trio formado por Marcos Mion, Linn da Quebrada e Gloria Groove fez as honras e comandou a festa, realizada no Rio de Janeiro.




Vencedores

O primeiro prêmio da noite foi para Ana Castela, que levou o troféu de Revelação do Ano. Os artistas Bala Desejo, Jovem Dionísio, Mari Fernandes, Nattanzinho, Rachel Reis, Tasha & Tracie e Urias disputaram a categoria.

Em seguida, o público conheceu o vencedor da Dupla do Ano. Maiara & Maraísa foram as escolhidas da noite para levar pra casa o título. Anavitória, Diego & Victor Hugo, Henrique & Juliano, Jorge & Mateus, Matheus & Kauan e Tasha & Tracie e YOÙN estavam na disputa.

A terceira categoria a ser revelada foi Grupo do Ano, e Lagum levou a melhor na disputa com Jovem Dionísio, Afrocidade, Bala Desejo, Black Pantera, Gilsons, Grupo Menos é Mais e Raça Negra.

Na sequência, os vencedores das categorias técnicas foram anunciados. Ao contrário das categorias de voto popular, os membros da Academia Prêmio Multishow avaliaram e decidiram os artistas que levaram os troféus de Instrumentista do Ano, Produtor Musical do Ano e Capa do Ano. Pretinho da Serrinha foi o escolhido para levar o prêmio de Instrumentista do Ano, enquanto Papatinho e Fé - IZA, foram os vencedores nas categorias Produtor Musical do Ano e Capa do Ano, respectivamente.

As homenagens seguiram e Junior Lima subiu ao palco da premiação para revelar o grande vencedor da categoria Show do Ano. Alexandre Pires e Seu Jorge foram os escolhidos para carregar o título, que teve Caetano Veloso, Djonga, Emicida, Jão, Ludmilla, Marisa Monte e Thiaguinho na disputa.


A categoria Voz do Ano, novidade na edição, foi anunciada na sequência. Em substituição das categorias Cantor e Cantora do Ano, ela passa a integrar a cerimônia para celebrar os artistas sem distinção de gênero. Gloria Groove e Mion anunciaram Gloria Groove como vencedora da noite, em disputa com Anitta, IZA, Jão, Liniker, Ludmilla, Luísa Sonza e Marisa Monte.

O grande sucesso Maldivas de Ludmilla foi coroado como Hit do Ano. A música foi a mais votada pelo público, que também tinha na disputa “Acorda Pedrinho” de Jovem Dionísio, “Dançarina” de Pedro Sampaio e MC Pedrinho, “Desenrola Bate Joga de Ladin”, de L7nnon, Os Hawaianos e part. DJ Biel do Furduncinho, além de “Envolver” de Anitta, “Idiota” de Jão. “Malvadão 3” de Xamã, Gustah e Neo Beats e “Vermelho” de Gloria Groove.



As categorias finais foram anunciadas. LUME de Filipe Ret foi o escolhido para levar o troféu de Álbum do Ano, disputando com Lady Leste - Gloria Groove, Numanice #2 - Ludmilla, Pirata - Jão, Pra Gente Acordar - Gilsons, QVVJFA? - Baco Exu do Blues, Sobre Viver - Criolo e Versions of Me - Anitta. “Envolver” de Anitta foi revelada como Música do Ano na disputa com “Acorda Pedrinho” - Jovem Dionísio, “Desenrola Bate Joga de Ladin” part. DJ Biel do Furduncinho - L7nnon, Os Hawaianos e DJ Bel da CDD, “Envolver” - Anitta, “Fé” - IZA. “Maldivas” - Ludmilla, “Malvadão 3” - Xamã, Gustah e Neo Beats, “Vampiro” - Matuê, WIU e Teto e “Vermelho” - Gloria Groove.

Já a categoria Clipe TVZ do Ano teve a votação realizada na mesma noite da premiação. No Twitter, os internautas escolheram “Boys Don’t Cry” de Anita como a grande vencedora da noite, que fez uma dobradinha, disputando também “Envolver”.Gloria Groove entrou na disputa comm “A Queda” e “Vermelho”, Jovem Dionísio concorreu com “Acorda Pedrinho”, enquanto Iza disputava com “Fé”, Luiza Sonza com “Cachorrinhas” e Jão com “Idiota”.

E é claro que os fãs também seriam homenageados na grande noite. Os Anitters, fã-clube de Anitta, foi o grande vencedor da noite, na categoria inédita criada para homenagear os grandes protagonistas da premiação.



Musicais

Repleto de atrações imperdíveis, os musicais da 29ª edição do Prêmio Multishow deram o que falar. Ludmilla foi a primeira artista a subir ao palco em uma performance de tirar o fôlego. A Rainha da Favela desembarcou de um avião e deixou convidados e espectadores nas nuvens com sua apresentação, em formato de medley que celebrou os 10 anos de carreira. No embalo do sertanejo, Diego & Victor levaram o ritmo ao palco do prêmio. A dupla agitou o público em uma performance com muita sofrência, do jeitinho que o brasileiro gosta!

E falando em virais, é claro que L7nnon com participação de Bianca e Biel do Furduncinho marcaram presença na premiação. Com o hit que tá na boca do povo, o trio subiu ao palco ao som de “Ai Preto” e não deixou ninguém parado! A performance de L7nnon contou ainda com os clássicos “Freio da Blazer” e “Gratidão”.

O Prêmio Multishow promoveu ainda um encontro inesquecível entre a Rainha do Carimbó e uma das maiores revelações da música brasileira dos últimos tempos. Dona Onete e Liniker cantaram Banzeiro, música de autoria da artista paraense e que ficou marcada como um dos melhores momentos da premiação.

A menina de vermelho, que assumiu função dupla na noite, também performou no palco da maior premiação de música brasileira. Gloria Groove incendiou a noite em sua performance, que contou com um medley de Lady Leste, álbum que lhe rendeu 7 indicações nas categorias.

Outro encontro memorável foi o de Planet Hemp e Criolo. Após um hiato de 22 anos, a banda carioca recebeu Criolo para a performance de “Distopia”, música recém lançada e que já anuncia o futuro álbum entre os dois. A braba também entrou na onda e desta vez, retornou ao palco da premiação em uma performance que foge do habitual que costuma entregar. Em um cenário repaginado, Luísa Sonza fez um medley em uma pegada mais romântica e surpreendeu o público presente.

O dono da voz mais icônica do pagode também celebrou sua carreira na premiação. Clássicos como Falta Você, Deixa Tudo Como Tá, Travessia, Um Dia De Domingo, Palco, Final Feliz e Sou O Cara Pra Você integraram o medley de Thiaguinho, que comemorou a trajetória de 20 anos em cima dos palcos.

A eterna Elza Soares foi homenageada à altura. Linn da Quebrada e Larissa Luz emocionaram ao celebrar uma das maiores artistas de todos os tempos. Fãs da artista, as duas se uniram no palco da cerimônia para relembrar Elza Soares, que faleceu em janeiro deste ano.

Jão e IZA encerram a noite com duas performances igualmente eletrizantes. Enquanto a carioca agitou ao som de Mole, Mó Paz e Droga, o paulista cantou dois de seus maiores sucessos: Meninos e Meninas e Idiota, encerrando a noite em grande estilo.


Música do Ano:

Acorda Pedrinho - Jovem Dionísio

Desenrola Bate Joga de Ladin (Part. DJ Biel do Furduncinho) - L7nnon, Os Hawaianos e DJ Bel da CDD

Envolver - Anitta

Fé - IZA

Maldivas - Ludmilla

Malvadão 3 - Xamã, Gustah e Neo Beats

Vampiro - Matuê, WIU e Teto

Vermelho - Gloria Groove

Grupo do Ano:

Jovem Dionísio

Afrocidade

Bala Desejo

Black Pantera

Gilsons

Grupo Menos é Mais

Lagum

Raça Negra

Dupla do Ano:

Anavitória

Diego & Victor Hugo

Henrique & Juliano

Jorge & Mateus

Maiara & Maraisa

Matheus & Kauan

Tasha & Tracie

YOÙN

Álbum do Ano:

Lady Leste - Gloria Groove

LUME - Filipe Ret

Numanice #2 - Ludmilla

Pirata - Jão

Pra Gente Acordar - Gilsons

QVVJFA? - Baco Exu do Blues

Sobre Viver - Criolo

Versions of Me - Anitta

Revelação do Ano:

Ana Castela

Bala Desejo

Jovem Dionísio

Mari Fernandes

Nattanzinho

Rachel Reis

Tasha & Tracie

Urias

Artista do Ano:

Anitta

Gloria Groove

Gusttavo Lima

Jão

João Gomes

L7nnon

Ludmilla

Luísa Sonza

Voz do Ano:

Anitta

Gloria Groove

IZA

Jão

Liniker

Ludmilla

Luísa Sonza

Marisa Monte

Show do Ano:

Alexandre Pires e Seu Jorge

Caetano Veloso

Djonga

Emicida

Jão

Ludmilla

Marisa Monte

Thiaguinho

Hit do Ano:

Acorda Pedrinho - Jovem Dionísio

Dançarina - Pedro Sampaio e MC Pedrinho

Desenrola Bate Joga de Ladin (Part. DJ Biel do Furduncinho) - L7nnon, Os Hawaianos e DJ

Envolver - Anitta

Idiota - Jão

Maldivas - Ludmilla

Malvadão 3 - Xamã, Gustah e Neo Beats

Vermelho - Gloria Groove

Clipe TVZ do Ano:

A Queda - Gloria Groove

Acorda Pedrinho - Jovem Dionísio

Boys Don’t Cry - Anitta

Cachorrinhas - Luísa Sonza

Envolver - Anitta

Fé - IZA

Idiota - Jão

Vermelho -- Gloria Groove

CATEGORIAS TÉCNICAS

Instrumentista do ano:

Amaro Freitas

Castilhol

Hamilton de Holanda

Jonathan Ferr

Kiko Dinucci

Mateus Asato

Pretinho da Serrinha

Silvanny Sivuca

Capa do Ano:

Fé - Iza

Fúria - Urias

Lady Leste - Gloria Groove

LUME - Filipe Ret

Portas - Marisa Monte

QVVJFA? - Baco Exu do Blues

Urucum - Karol Conka

Versions of Me - Anitta

Produtor Musical do Ano:

Eduardo Pepato

Pablo Bispo

Papatinho

Prateado

Pupillo

Rafinha RSQ

Ruxell no Beat

Vhoor

bottom of page