top of page
  • Foto do escritorGuilherme Moro

Começa amanhã o Rock in Rio Humanorama: Festival de conversas anuncia Lázaro Ramos e Marcos Piangers

O Rock in Rio Humanorama 2022 está chegando! De quinta-feira at[e domingo, 28 a 31 de julho, o público será convidado a participar de mais 110 atividades distribuídas entre os quatro dias de evento. Com mais 30 horas de conversas online, 100% gratuitas, o Humanorama vai reunir vozes potentes e diversas na disseminação de conhecimento sobre temas urgentes da nossa sociedade. E, uma das conversas confirmadas é do ator Lázaro Ramos e do autor Marcos Piangers sobre paternidade. Com a presença da produtora executiva do filme, Deborah Nikaido, o painel vai aprofundar o tema em relação à responsabilidade paternal em um processo que, desde que o mundo é mundo, sempre foi assumido pela mulher. Além das conversas online, pela primeira vez, o Rock in Rio Humanorama acontece de forma presencial no Learning Village, em São Paulo. Os ingressos para a experiência estão à venda no site do festival.



“Como um pai pode fazer o mundo melhor” é inspirada no filme ‘Papai é Pop’, protagonizado por Lázaro, e que se baseia no livro de mesmo nome. Marcos Piangers escreveu despretensiosamente seu livro em 2005, quando sua filha mais nova tinha 3 anos e a mais velha 10 anos. Sem esperar, o livro alcançou 500 mil cópias. Neste ano, a obra se transforma em um filme com Lázaro Ramos e Paola Oliveira.

É esse painel que o Humanorama traz em 2022, uma discussão tão importante quanto urgente que busca construir uma sociedade mais humana, começando nas relações familiares e nas crianças. Qual a importância de um pai participativo? Quais são os impactos nas novas gerações em que os pais decidem desconstruir uma masculinidade distante e se reconstruir como parceiros? Homens que desconstroem a ideia de uma masculinidade distante, tornam-se pais e parceiros melhores, formam uma cadeia positiva com filhos mais felizes.

Para Lázaro, o tema vai além. “Ele vai no tipo de líder que a gente escolhe, no tipo de masculinidade que a gente constrói, que é muitas vezes construído na agressão. Isso diz muito sobre o jeito que a gente vive em comunidade. Quando o papel do pai se torna ser a pessoa que cuida, que participa, que tem prazer em ser pai, um local de muitos desafios e prazeres, eu acho que isso contamina tudo, nosso bairro, nossa cidade, nosso país”, disse o pai e ator. Além disso, ele relata, durante a conversa, que o processo do erro e do acerto está no seu dia a dia até hoje e que a cada fase da criança, é necessário aprender coisas novas.



Como homem negro, Lázaro ainda acrescenta: “O homem negro nesse lugar é algo muito diferente. Vi pais negros sendo representados como violentos, ausentes ou como pessoas que não tinham caminho de solução”. O ator ainda comenta que o filme lançado traz um lugar iluminado, aponta uma luz e dá um caminho, ao invés de reiterar essa imagem negativa já consolidada.

A VP de Learning Experience do Rock in Rio, Agatha Arêas, comenta sobre a ideia do festival. “Um mundo melhor se faz a partir de uma sociedade mais saudável - física e emocionalmente - habilitada para viver em conexão com o planeta. Buscamos com o evento compartilhar conhecimentos e ampliar o nosso olhar sobre coisas que acontecem a nossa volta e é comum a todos que vivem em sociedade. É hoje que começamos a construir o futuro que tanto almejamos e nada melhor do que termos boas conversas para crescermos e nos desenvolvermos cada vez mais como pessoas”, comemora.

A conversa será transmitida online, de forma gratuita, na plataforma do evento. Para participar basta se inscrever no site. E para aqueles que puderem comparecer ao evento presencial, em São Paulo, os ingressos e a programação completa estão disponíveis no site do evento.

Sobre o Rock in Rio Humanorama

O Rock in Rio é tanto uma plataforma de comunicação quanto um veículo de emoções e causas. Temos o compromisso de ajudar a construir um mundo melhor, não apenas por meio da música e do entretenimento, mas também por causas sociais e ambientais.

Rock in Rio Humanorama é a lente que traz a visão e os valores do festival para a conversa que acontece além das fronteiras da Cidade do Rock.

Um projeto da Unidade de Aprendizagem do Rock in Rio, tentamos ajudar as pessoas a verem seu papel no mundo de uma forma diferente: com a atitude Rock in Rio.

Ao convidar nosso público a refletir sobre questões urgentes em nossa sociedade, gerando conversas e movimentos, também os conectamos com o espírito do tempo.

Comments


bottom of page