A banda Sofá a Jato, uma das apostas da cena da música indie, acaba de lançar a apresentação ao vivo do single “Lugar”, que integra o primeiro disco “Revoada”. O trabalho, que chega com estética visual VHS, já está disponível no canal do youtube da banda.
Gravado no Teatro Arena, em Porto Alegre, a produção audiovisual traz a apresentação ao vivo dos músicos performando a segunda faixa do álbum lançado. “Lugar” sucede o lançamento do vídeo de “Mapa”, já disponível no youtube.
“Dessa vez vamos finalmente apresentar algo que é bem próximo dos nossos shows: com projeção, trilha acompanhando e a performance da banda. A gente gravou de uma maneira mais dinâmica, com várias câmeras, mas a sensação e atmosfera do show estão ali. Além disso, usamos técnicas um pouco diferentes dessa vez. Usamos filtros que dão sensação de algo gravado com uma câmera antiga, para dar um clima de nostalgia à gravação”, conta a banda.
“Lugar” é uma canção bem temática para a banda e sintetiza vários lados do disco. Ela carrega violão de 12 cordas e arpeggiator de sintetizadores ao mesmo tempo, loops de bateria, ambiência retiradas dos animes favoritos dos músicos. “Ao vivo ela é acompanhada por uma projeção que é diferente do clipe que lançamos, então é legal tocar ela ao vivo pra ver a reação das pessoas”, eles completam.
Sobre a expectativa para o lançamento, eles afirmam: “Queremos mandar para vários amigos que moram longe, ou nunca puderam ir ao nosso show com esse formato de projeção. Também vamos poder mostrar pra galera de modo geral que está conhecendo a gente, ou que vai vir a conhecer como é nossa ideia de espetáculo, sabe? Que é algo que a gente tem bastante orgulho. Vai ser nosso primeiro vídeo ao vivo com performance de todos os instrumentos”, finalizam.
Sobre a Sofá a Jato:
Inspirada pela terrosidade da canção brasileira, a Sofá a Jato, é uma banda de Porto Alegre de grande destaque na cena da música indie. O grupo cria sua própria paisagem musical, aliando elementos tradicionais como a viola, violão e bandolim ao uso de sintetizadores, loops de bateria e texturas.
Em um ambiente que mistura o cotidiano a um mundo de fantasias, as camadas sonoras de cada composição criam um clima épico, onde a realidade é confrontada pela sensação de fuga, proposta pelas letras e arranjos. A banda mostra esse contraste substituindo o baixo tradicional por um sintetizador, que se contrapõe à sonoridade acústica do violão e violas.
A formação se completa em uma bateria seca, em contraste à ambiência formada pelas texturas sintéticas. Essas opções contribuem para a construção de um lugar-lírico cheio de camadas, onde o espectador encontra afinidade embalado pelas vozes com propósito de conduzir o ouvinte em uma jornada.
Comments