O lançamento do single “Aprendiz”, música autoral do cantor e compositor Clovis, um dos nomes mais conhecidos da música nacional gospel, promete aquecer o coração e a alma até dos ouvintes menos atentos. O single, que sai pela Som Livre e já está em todas as plataformas digitais, além de um videoclipe no YouTube, e conta com a participação de um dos maiores nomes da música pop brasileira, a cantora e compositora Claudia Leitte!
A canção foi gravada no estúdio KZA, do cantor Kauan, da dupla “Matheus e Kauan”. “Aprendiz” faz parte do repertório de canções do álbum “Epifania”, ainda sem data de lançamento confirmada, de autoria do Clovis. Segundo ele, tratam-se de músicas muito especiais, por terem nascido espontaneamente durante a pandemia sob a perspectiva de um mundo novo que nos convida a uma nova mentalidade: mais humana, mais maleável, mais altruísta. “Nesta música, eu senti muita necessidade de imprimir palavras específicas e do jeito mais popular possível, para que os ouvintes possam entender que é uma canção sobre conselhos, um convite para repensarmos nossas atitudes em relação ao próximo e observar se estamos oferecendo aquilo que queremos receber”, esclarece o cantor.
O single é uma belíssima melodia em ritmo suave, porém marcante, que toca fundo na alma da pessoa que, humildemente, se assume como um ser imperfeito, suscetível a falhas, mas que se coloca como um eterno aprendiz, capaz de adquirir conhecimento a partir dos erros e acertos naturais da vida. Embasado na compreensão de que somos todos seres humanos imperfeitos, “Aprendiz” traz como mensagem central a rejeição à cultura do cancelamento, que se trata de uma moderna forma de ostracismo social na qual pessoas ou grupos são “cancelados”, ou seja, afastados discriminadamente do meio social ao qual pertencem ou da participação em atividades habituais por algum motivo ou atitudes consideradas questionáveis.
Assim, “Aprendiz” convida seus ouvintes à consciência da própria imperfeição e do seu constante estado de “aprendiz”, para que dessa forma as pessoas possam se reconhecer nos erros dos outros e assumirem uma atitude de misericórdia e perdão. Pois, “quando você se considera um aprendiz, você para de exercer o julgamento e, consequentemente, não sai por aí cancelando pessoas”, declara Clovis.
O compositor relata que a ideia da collab com a cantora Claudia Leitte é algo que já estava em seu coração há bastante tempo, assim como nos planos da gravadora Som Livre, a qual já tem por hábito essa predisposição em promover encontros entre artistas. No meio artístico, esses encontros são muito comuns, sendo chamados de “crossover”, significando a colocação de dois ou mais estilos diferentes no contexto de um único trabalho.
Clovis fala da sintonia e emoção que experimentaram na gravação do single e da sua alegria em realizar esse projeto ao lado de uma das cantoras mais conhecidas e talentosas do Brasil, como a baiana Claudia Leitte, a quem o cantor não poupou elogios: “O encontro com a ‘Claudinha’ aconteceu de uma forma extremamente prazerosa, pois ela é uma pessoa muito espontânea, verdadeira e demasiadamente humana. Ela já combinava muito bem com a canção antes mesmo de aparecer no estúdio e concordar em fazer o collab. E sua atuação foi maravilhosa, desembaraçada, desprendida. Foi surpreendente a reação dela, e muito comovente vê-la emocionar-se com a música. ‘Aprendiz’ faz isso, desperta emoções profundas ao exprimir um pouco da experiência de vida de cada um de nós.”
Clovis conta ainda que ele e Claudia Leitte passaram a se comunicar com mais frequência após sua participação em um evento da cantora. Desde essa ocasião começaram a perceber uma mútua empatia no trabalho, o que facilitou a concretização do projeto: “Esse foi o ponto de partida para a realização do single ‘Aprendiz’, fazendo com que o projeto se tornasse muito mais possível e, certamente, mais prazeroso de ser feito”, diz Clovis.
Claudia Leitte também não deixou de manifestar a sua admiração pelo amigo e cantor, além de expressar o seu contentamento em trabalhar ao lado de Clovis. “Já tinha sido uma experiência incrível cantar ao lado do Clovis quando ele participou da apresentação do meu trio elétrico. Quando recebi o convite da gravadora para cantar com ele, fiquei animada. Primeiro, por ser com o Clovis e, segundo, porque a música me preencheu de um jeito lindo! Eu já admirava bastante o trabalho dele, e percebo que o nosso momento no trio foi um ensaio para toda a energia que nós dois criamos em ‘Aprendiz’. Tivemos uma sintonia incrível em nosso primeiro encontro, e quando recebi o convite sabia que iríamos repetir isso. Ele é uma pessoa iluminadíssima, e fico imensamente feliz em poder colaborar no projeto de alguém que admiro tanto”, relata a cantora.
Claudia diz ainda que a canção “Aprendiz” possui algo de muito especial que tocou profundamente seu coração e, com certeza, tocará também o coração dos ouvintes e daqueles que assistirem o videoclipe. “É algo que não consigo colocar em palavras; uma energia que não dá para descrever, apenas sentir”. E prossegue: “Só posso dizer que essa emoção não cabia dentro do meu peito. Coisa de fé mesmo! Do alto!”, completa a cantora.