Black music brasileira e vício em redes sociais; conheça a canção “Offline” de Marcos Eiras
- Guilherme Moro
- 22 de mar. de 2023
- 1 min de leitura
Em referência ao Dia Internacional Contra a Discriminação Racial, instituído pela ONU para ser celebrado em 21 de março, o cantor e compositor carioca Marcos Eiras lança a canção autoral "Offline", uma amostra do álbum "Outra Onda", que o artista apresentará em breve. Com produção musical de Filiph Neo e participação especial de Nino Rapper, "Offline" reflete a sonoridade da black music brasileira entre o final dos anos 1990 e início de 2000.
Já disponível nos streamings e em clipe no Youtube, a música "Offline", além de condensar parte da linha do tempo da música preta brasileira, também é uma referência musical e poética implícita a "Ela Partiu", clássico de Tim Maia lançado no final dos anos 1970. Isso porque a letra é sobre uma personagem que decide desligar-se das redes sociais e dedicar sua vida ao mundo real, sem pretensões de regressar ao online da forma doentia como antes. Daí surge a analogia ao clássico de Tim Maia, uma vez que "ela partiu e nunca mais voltou" para as redes.
"Offline", cuja mensagem é sustentada pelas próprias percepções de Marcos sobre os malefícios do cotidiano online, ainda ganha contornos visuais com o clipe, no qual a atriz Miriã Assis dá vida à personagem. A produção do vídeo tem toques poéticos e também tem a participação do próprio Marcos Eiras na condição de cantor. O roteiro, que é assinada por Marcos, desenha dois momentos da personagem: locais onde ela registrava seus momentos em postagens e ela vivendo o mundo real nestes mesmos lugares, já sem a presença de um smartphone.