top of page
  • Foto do escritorGuilherme Moro

Bia Ferreira é confirmada no Rototom Sunsplash, um dos mais importantes festivais de reggae do mundo

A cantora, compositora e multi-instrumentista Bia Ferreira acaba de ser anunciada como uma das atrações do Rototom Sunsplash, um dos mais importantes festivais de reggae do planeta, que acontece em Benicassim (Espanha), de 16 a 21 de agosto. Ela vai dividir o palco com The Wailers, Andrew Tosh & Soul Syndicate fazendo tributo a Peter Tosh, Skip Marley, Alpha Blondy e grandes nomes do ritmo jamaicano global.



“Esse festival é a meca do reggae e dura uma semana, onde os maiores nomes do reggae music mundial vão se apresentar e eu estou bem animada. Para mim, é muito importante porque é um mercado que eu não ocupo sonoramente, mas é um lugar onde eu ocupo conceitualmente. Acho que a política que eu trago na minha música tem tudo a ver com reggae e a galera do Rototom percebeu isso e nos chamou para fazer um show exclusivo só de reggae, então eu estou bem ansiosa, acho que vai ser lindo”, declara Bia.


Passeando por ritmos afrodiaspóricos, é reconhecida por letras contundentes, visando facilitar a compreensão de temas importantes como necropolítica, cotas raciais, antirracismo, a luta pelos direitos das mulheres, da população lgbtqiap+ e a afetividade destes corpes, a fim de pautar tecnologias de sobrevivência através da arte.


No repertório, a artista apresenta músicas inéditas de reggae e algumas versões no ritmo jamaicano de canções de suas canções já conhecidas, mostrando a pluralidade de sua arte. Para esse espetáculo, ela leva a banda completa: piano, baixo, bateria e guitarra.


“A minha ideia é mostrar que a arte negra contemporânea brasileira tem várias caras e todas elas têm a cara da cultura negra, independente do ritmo que eu apresente. O Rototom vai ser um show exclusivo, preparado para esse festival, especialíssimo de reggae. Assim como o show do Musicbox (que aconteceu no dia 1o de abril, em Lisboa) foi especial preparado para o Musicbox e foi um show de rap muito incrível só comigo e a DJ no palco”, esclarece Bia.


Além do formato com banda completa ou com DJ, ela também tem se apresentado em voz e violão em seus shows pelo mundo.

Comments


bottom of page