• Guilherme Moro

Banda Skarno fala sobre superação e crises existenciais no novo single

A banda com referências grunge e de punk rock Skarno, composta pelos integrantes Rudi Ferreira (guitarrista), Vanessa (baterista), Alex (baixo) e Erick (guitarrista solo), comemora nesta sexta-feira (02), seu terceiro single do ano, a faixa “120 Por Hora”. O trabalho estará disponível em todas as plataformas digitais e é um lançamento do selo musical Marã Música.



Intitulada “120 Por Hora”, a canção fala de superação de diferentes momentos do cotidiano e sobre crises existenciais, em que muitas vezes o indivíduo passa a temer pelo futuro e não acreditar se é capaz. Neste momento vem o instinto e, relacionando com o nome da faixa, acelera-se sem pensar, vive-se o momento e passa-se a acreditar que se pode vencer seja o que for.


A faixa é uma composição autoral escrita em 2012 por Rudi Ferreira, guitarrista da banda, e inspirada em um momento de reflexão vivido pelo artista. “Momento esse que as coisas não andavam por eu questionar meu rumo e todas aquelas questões que trazem mais dúvidas que certezas, até que em um estalo larguei mão de teorias e futurismo para viver as situações que apareciam, deixando a vida me levar sem regras e culpas”, afirma Rudi.

O novo som tem muita influência da banda The Offspring. “A ideia é trazer muita energia com uma mensagem curta e direta, sem muita firula e com o refrão que todos com certeza irão cantar”, completa a banda.

Sobre a expectativa para o lançamento, eles contam: “Mais otimista do que nunca. Na minha visão é a nossa música mais completa na questão instrumental, que realmente traz a essência da mensagem da banda, de otimismo, de seja você mesmo e repassa confiança e resiliência. Esse otimismo também vem da nossa parceria com a Marã Música, que em tão pouco tempo já trouxe uma enorme confiança que estamos rumo ao caminho certo na carreira”, finaliza.



Videoclipe

A música vem acompanhada de um videoclipe que estará disponível em breve no canal do youtube da banda. A produção audiovisual traz a história de um entregador que faz de tudo para chegar a tempo ao seu destino. Ele supera todos os obstáculos e adversidades nas ruas até conseguir entregar (ou não) a encomenda, enquanto isso a banda segue tocando no estúdio.

Sobre a banda Skarno

A banda Skarno, que traz referências grunge e de punk rock, foi formada em 2014, em São Paulo, pelo vocalista e guitarrista Rudi Ferreira e pela baterista Vanessa. A princípio era uma questão de tirar do papel e transformar escritas em músicas, porém em 2021 resolveram levar para o mundo essa brincadeira de uma maneira mais séria. Em 2020, Alex (Fininho) assume o baixo e 2021 o Erick (Papito) entra na banda como guitarrista solo.

O nome “Skarno” veio da necessidade de simplificar o primeiro nome da banda, ‘escarniokratas’. Skarno é um nome próprio para denominar uma personalidade cínica, irônica, sarcástica e ambígua. Palavras transmitidas pela banda e que são simbolizadas nas mensagens, letras, clipes, e jeito de levar a vida

Atualmente a banda conta com quatro músicas lançadas: “Morto Vivo”, crítica ao modo que se usa redes sociais e tecnologias, “Feliz Moralismo”, que traz reflexão sobre datas comemorativas de fim de ano, “Sobremesa” que carrega uma mensagem para as pessoas prestarem atenção na sua beleza, e o single “Pérolas Aos Porcos”, que é uma reflexão de como o tempo passa e não se valoriza coisas simples.

Suas maiores referências musicais são: Nirvana, Alice in Chains, Foo Fighters, Offspring, Ramones, Misftis. Aqui no Brasil, Ultraje a Rigor, Raimundos, Mamonas Assassinas, Inocentes e Titãs. “Também temos muitas referências de filmes de comédia e terror dos anos 90 para criação de clipe e vestimentas”, eles contam.