• Guilherme Moro

Banda Seu Juvenal lança novo single, "Cariá" e anuncia quinto álbum de estúdio

Uma das mais tradicionais bandas brasileiras de rock underground, Seu Juvenal, de Ouro Preto (MG), lança nesta sexta-feira (04), o single Cariá”. A nova faixa, que traz uma crítica ao momento político atual do país e também ressalta a importância do Cariá, personagem do carnaval de Ouro Preto, é um lançamento do selo musical Marã Música e já está disponível em todas as plataformas de música, chegando acompanhada de um videoclipe que estará disponível às 19h, no youtube. "Cariá" é o primeiro single do quinto álbum de estúdio da banda, “Seu Juvenal 5”, composto por 10 faixas e que será lançado em abril.

O processo de composição desta faixa e de todo o quinto disco da banda formada por Fabiano Minimim, Renato Zaca, Bruno Filho e Edson Zacca, não fugiu ao que tradicionalmente o Seu Juvenal já fez em toda sua carreira. “Somos quatro compositores, então a gente se reúne, geralmente na roça (dois dos integrantes moram afastados da cidade), para escutar as composições uns dos outros. Muita briga rola pra irmos escolhendo e afinando as ideias. E ‘Cariá’ partiu de uma ideia rítmica bem brasileira, quase um forró pé de serra. E foi uma foto (que é a capa do single) nos inspirou a escrever sobre esta figura que vai na frente do bloco carnavalesco Zé Pereira dos Lacaios (um dos mais antigos em atividade no Brasil) vestido de capeta, abrindo os caminhos e gerando muita energia boa pelas ladeiras de Ouro Preto. A partir daí, a letra parte para questões atuais de nosso país e do mundo. E um detalhe interessante da criação deste single é que durante a composição do refrão, para dar um norte nas ideias, imaginamos como se o Zé Ramalho estivesse cantando. O resultado foi surpreendente. Quem sabe um dia não teremos uma versão com a voz do mestre Zé?”, conta a banda sobre a composição.



O novo som ganhou um videoclipe gravado dentro da sede do bloco de carnaval Zé Pereira dos Lacaios, de Ouro Preto e em meio aos "Catitões". A nova produção está disponível no canal da Goblin TV, produtora de audiovisual mineira de atuação forte no gênero underground. “No clipe tocamos e interagimos com um 'Cariá' criando um ambiente extremamente único, mineiro e brasileiro. Ficou rock nacional até o osso! Divertido e ao mesmo tempo com uma mensagem séria de guerrilha cultural”, completa a banda.


Sobre o que a banda espera para esse lançamento, eles contam: “A expectativa é a melhor possível. O Seu Juvenal sempre foi uma banda extremamente instintiva, livre de qualquer tipo de amarras de mercado. A gente fez o que quis sem ligar pra qualquer tipo de pressão externa. Porém, naturalmente fomos criando um público e eles têm muita expectativa com relação a banda. Neste quinto disco resolvemos assumir a expectativa de nossos fãs como parâmetro de qualidade para poder retornar a eles um trabalho de alto nível”.


Em breve a banda virá cheia de novidades. Além do single “Cariá”, lançado nesta sexta-feira (11), eles se concentram no lançamento de outro single e lyric vídeo. “Estamos começando o trabalho de divulgação e produção de conteúdo com a Marã Música e em seguida voltamos pra estrada com este material novo e quente pra encontrar nosso público nos palcos”, finalizam.



Sobre Seu Juvenal

A banda Seu Juvenal, de grande destaque no cenário do rock underground e formada pelos artistas Fabiano Minimim, Renato Zaca, Bruno Filho e Edson Zacca, começou a sua batalha em 1997, com o lançamento da primeira demo-tape (fita K7), intitulada “Cyber Jecas no Sertão da Farinha Podre”.


Além de participação em coletâneas, a banda gravou cinco discos e se apresentou por muitos lugares, incluindo uma tour muito bem sucedida de 8 shows por 3 países da Europa. Sempre tendo a música autoral cantada em português como prioridade, a banda acumula muita história até os dias de hoje.


“Passamos por momentos onde o rock estava em alta ou em baixa, voltava a ficar em alta, voltava a cair pra quarta divisão. Para nós esse vai e vem não importa. Nossa história não parou de ser escrita. E parte dela está registrada no site https://www.seujuvenal.com.br/, em nosso canal do youtube e no nosso perfil do instagram. Estejam convidados a se inscreverem. Temos sempre muito conteúdo interessante sendo postado”, afirma a banda.

As referências musicais da banda desde o começo não mudaram muito. “A gente é um pouco extremo. Acho que essa questão dos quase opostos se unindo é uma das principais características de nosso som”, contam os integrantes. Bandas internacionais como Sonic Youth, Melvins, Fugazi, Black Sabbath, Sex Pistols, Ramones, The Saints, Buzzcocks, Venon e bandas nacionais como Titãs, Ratos de Porão e Mutantes, moldam o som do grupo.


Outros nomes como Jards Macalé, Walter Franco, Itamar Assumpção, Nelson Cavaquinho, Lô Borges, Luiz Melodia, influenciam na forma como Seu Juvenal coloca as letras em português dentro da sua música.