• Guilherme Moro

"Baduizm", de Erykah Badu, comemora 25 anos e ganha relançamento

Em comemoração aos 25 anos de seu lançamento, em 11 de fevereiro de 1997, a Universal Music disponibiliza hoje no Spotify o enhanced álbum “Baduizm”, disco que marcou o début da cantora e compositora de R&B e neo soul Erykah Badu.


Na ocasião de seu lançamento, “Baduizm” teve um grande sucesso comercial. O disco estreou em segundo lugar nas paradas da Billboard dos Estados Unidos e chegou a ocupar a primeira posição na Billboard Top R&B/Hip-Hop Albums. O álbum recebeu três Certificados de Platina pela RIAA (Recording Industry Association of America) e os Certificados de Ouro pela British Phonographic Industry e pela Canadian Recording Industry Association. O disco ainda ganhou naquele ano os GRAMMYs® de Melhor Performance Vocal feminina de R&B e Melhor Álbum de R&B, sob a bandeira de um novo subgênero, o neo-soul.



“’Baduizm’ foi um sucesso instantâneo de existencialismo íntimo. Ele despojou o ato de busca da alma até seus elementos filosóficos, explorando conceitos abstratos como amor-próprio, amor romântico e espiritualidade”, disse a Pitchfork.


O álbum conta ao todo com 14 faixas, entre elas os sucessos e "On & On", que chegou na 12ª posição da parada de singles Billboard Hot 100, “Rimshot”. O disco ainda rendeu mais três singles de sucesso, as faixas "Next Lifetime", "Otherside of the Game" e "Appletree".


As seções de gravação do álbum ocorreram durante janeiro e outubro de 1996 no Battery Studios, em Nova Iorque, Sigma Sounds & Ivory Studios, na Filadélfia, e no Dallas Sound Lab, em Dallas.