top of page
Foto do escritorGuilherme Moro

Astrônico deixa pensamentos intrusivos à mostra com clipe de “Calango”

A Astrônico lançou na última terça-feira (9), o videoclipe do single “Calango”, faixa disponibilizada neste ano e que traz, numa intensa mistura entre indie e ska, uma reflexão sobre a vida no interior do Brasil. A produção é de Héctor Alcântara e Isabela Martins, da Raio Agência.



O clipe pode ser assistido clicando aqui. Quarto produzido e lançado pela banda paulista de rock cósmico, ele vem após “Ingressos Esgotados”, “Trem da Noite” e “Outro Lugar”. Diferente dos outros vídeos, o grupo foi às ruas e estradas de terra da pacata Jurucê, distrito de Jardinópolis (SP), e deixou os pensamentos intrusivos vencerem em público.


"Gravar o clipe de ‘Calango’ foi uma experiência dessas que a gente carrega pra vida. Desde a escolha das locações em Jurucê, os figurinos, até as cenas, meio improvisadas ali na hora, tudo acabou se tornando o que melhor representa a nossa caminhada no mundo na música: dividir momentos especiais com amigos especiais”, conta Orlando Miotto, vocalista e guitarrista.


A amizade, materializada na produção, é de fato pauta comum para todos do trio. O baterista Hugo Luque detalha que as gravações trouxeram o melhor da Astrônico – apesar da timidez durante as filmagens.


“A gente sonha muito, né? Com clipes, grandes palcos, gente que se identifique com o nosso som. Eu estou nessa vida desde os 14 anos e hoje tenho 24. Meu primeiro pensamento quando acordo e o último antes de dormir é a banda, música, nossos sonhos, o que posso fazer para a gente atingir a galera. Nossa amizade é muito intensa e esse clipe é mais uma prova disso, porque a gente deixou os pensamentos intrusivos chegarem à superfície sem medo, apesar da vergonha nos primeiros takes”, ri o músico, que estende a amizade para além do palco.


“O mais legal de tudo é ver que não estamos sozinhos. Embora ‘Calango’ fale, na minha visão, sobre esse sentimento de estar deslocado, nós encontramos outras várias pessoas que nos ajudaram mesmo sem a gente poder dar algo em troca neste momento. Nossos amigos fora da banda, da faculdade, o pessoal que nos ajudou roteirizando, gravando e editando o clipe, quem ainda nos ajuda com a divulgação... é muita gente envolvida e muito carinho por todos. O pessoal enfrentou um calor insuportável com a gente naquele dia, o que permitiu que a gente passasse a vibe certa para a música.”


Já para Pedro Borda, vocalista, baixista e compositor de “Calango”, ter tido a oportunidade de filmar o clipe no último verão e poder lançá-lo agora, no meio do ano, representa a conclusão de um processo bem mais longo, de dois anos.


“’Calango’ foi uma das nossas primeiras músicas e, desde lá, ela evoluiu muito. Uma evolução que é reflexo também da nossa própria evolução como banda. Isso me fez nutrir um carinho por ela e pela trajetória que temos seguido como grupo, e um clipe é mais um passo nesses planos maiores”, destaca Pedro.


Sobre a Astrônico


Formada em janeiro de 2022 a partir de outro grupo, a banda une intimismo com uma pegada vibrante da união entre rock alternativo e indie. Formada por Pedro Borda no baixo e nos vocais, Orlando Miotto na guitarra e nos vocais, além de Hugo Luque na bateria, a Astrônico traz canções compostas por todos os membros.


Amigos desde a infância, Hugo e Pedro criaram a banda Gramofone e a Nave Mãe durante a adolescência. Orlando chegou a integrar o grupo entre 2017 e 2021, mas com a dissolução do projeto, ficou no ar a necessidade de iniciar algo novo. Foi então que, como os membros gostam de dizer, um meteoro caiu na cabeça dos amigos e surgiu o rock cósmico.


bottom of page