top of page
  • Foto do escritorGuilherme Moro

Apaixonado por vinil? Conheça cinco perfis interessantes para seguir no Instagram

Estamos vivendo na era do streaming, mas o vinil segue firme e forte, batendo recordes de vendas em todo o mundo. Entre os números mais recentes e impressionantes deste revival, estão as vendas de discos de vinil nos EUA na semana do Natal do ano passado, que quebraram o recorde da era moderna. Foram comercializados mais de 2,2 milhões de álbuns na semana de 22 de dezembro, maior índice desde o início da série histórica, em 1991.



Com este mercado cada vez mais aquecido, cresce também o interesse do público em geral pelos bolachões. Artigo que permaneceu sendo valorizado por aficionados e colecionados ao longo dos anos em que esteve em um certo ostracismo, o vinil voltou ao estrelato e cada vez mais ganha novos fãs.


Para quem está mergulhando agora neste vasto oceano ou já conhece um pouco mais sobre o assunto mas gostaria de saber de novidades, histórias e curiosidades, recomendamos cinco perfis de Instagram que trazem uma grande variedade de informações. Confira!


1) The Vinyl Factory - @thevinylfactory

O canal é um dos mais respeitados no assunto. The Vinyl Factory é uma grande empresa de música com sede em Londres, Reino Unido, que tem entre os seus serviços uma gravadora, uma fábrica de prensagem de vinil, um canal de YouTube com apresentações de DJs de várias partes do mundo, um e-commerce e um site de notícias do mundo do vinil e entrevistas com colecionadores - como o italiano Carlo Pistacchi (foto abaixo) e sua coleção de mais de 26.000 discos.



2) My Analog Journal - @myanalogjournal

MAJ (a.k.a. My Analog Journal) é um canal do YouTube que faz a curadoria de DJ sets semanais exclusivamente com vinil. Cada DJ set se concentra em um determinado gênero, país ou região, época, ou simplesmente uma ideia ou um tema. O canal foi criado por Zag Erlat (foto abaixo) - nascido em Istambul, produtor musical baseado em Londres, cineasta, colecionador de discos e DJ. O artista acabou transformando o canal em uma grande comunidade de apaixonados por vinil em todo o mundo.



3) Dani Pimenta - @adanipimenta

A colecionadora, pesquisadora, jornalista e produtora cultural brasileira Dani Pimenta (foto abaixo) faz em seu perfil do Instagram a série 1 Minuto de Vinil, em que conta nos vídeos as histórias e curiosidades de álbuns brasileiros e de outros lugares do mundo. O conteúdo chamou a atenção de importantes nomes do mercado musical, como a clássica gravadora Tapecar, que tem papel fundamental para a disseminação do samba nos anos 70, a banda Olodum, entre outros. Além disso, também compartilha outras informações e curiosidades sobre o mundo do vinil em suas postagens.



4) Batukizer - @batukizer

Batukizer é o nome de um projeto do duo de DJs Carla (Brasil) e Rasmus (Dinamarca), que traz “novos sons do passado”. A dupla é dedicada a tocar principalmente sons brasileiros e da diáspora, e traz verdadeiras raridades da música do Brasil à timeline do seu perfil. Batukizer era anteriormente conhecido como Epic Vinyls do Brasil, mas durante os lockdowns da Covid, decidiram mudar o nome unindo a palavra brasileira batucada e o inglês no final -izer. O projeto começou querendo provar que era possível realizar longos DJ sets apenas de música brasileira, e assim eles fazem.



5) Discogs - @discogs

O Discogs é o maior marketplace do mundo especializado em vinil, e além da parte de vendas de discos, que é gigantesca, tem um blog com muitas matérias aprofundadas sobre música de todo o mundo e um perfil de Instagram cheio de informações sobre o universo dos discos de vinil.



Comentários


bottom of page