top of page
  • Foto do escritorGuilherme Moro

Amanda Magalhães estreia nova fase com o single "Doce Encanto"

No dia 19 de abril (quarta-feira), o selo Boia Fria Produções apresenta o single “Doce Encanto”, canção da cantora carioca Amanda Magalhães produzida em parceria com o baterista e percussionista Tuto Ferraz. Trata-se da primeira música do seu novo trabalho, o álbum Maré de Cheiro, contemplado pela 5ª Edição do Programa Municipal de Fomento à Música para a cidade de São Paulo, da Secretaria Municipal de Cultura.



A composição fala da coragem de um amor que desbrava territórios desconhecidos ao se jogar de cabeça na experiência de apaixonar-se por seu oposto. No encontro simbólico das águas salgadas com as águas doces, estas últimas sendo reinadas por Oxum, acontece a simbiose entre amantes que, tal qual os rios remexidos pelas marés, são invadidos por um amor avassalador.

"Essa água é de maré

Rio fundo não dá pé

Nesse amor eu boto fé

Oxum me guia"

[“Doce Encanto”, Amanda Magalhães]

Oxum é, na mitologia yorubá, a divindade africana que domina as artes do amor e valoriza aquilo que é belo e fluido. É considerada também a mãe das águas que vive nos rios e cachoeiras. É vaidosa e traz prosperidade e abundância àqueles que a cultuam. No clipe que acompanha o lançamento, a figura da entidade é evocada por meio de elementos como o Abebé, espelho usado por Oxum para se admirar, e o dourado/ouro, para representar sua riqueza.

O movimento é o fio condutor dessa história, contada pelo corpo que se entrega às águas, e o trabalho é protagonizado por Amanda Magalhães e Júlio Silvério, que atua em projetos como Sintonia, da Netflix, e Mato Adentro, de Elton de Almeida. A direção centraliza na fluidez desse encontro a poesia do lugar e é assinada por Gabriel Manso, que conduziu as filmagens no Rancho Vista Alegre, em Atibaia, São Paulo.

A faixa também contou com as cordas (no violão e no baixo) de Vico, artista que assina o arranjo junto com a cantora: "É um privilégio ter a colaboração do Vico nas minhas criações. Coisas bonitas já saíram dessa parceria e acredito que esta seja apenas mais uma de muitas", diz Amanda. Ela também reforça o quanto a participação do músico Tuto Ferraz, com quem afirma ter grande afinidade musical, foi importante na busca pelos batuques e pela sonoridade intensa que procurava. Com suas linhas de percussão e swing marcantes, o líder do projeto Grooveria nos conta: "Trabalhar com Amanda é uma delícia! A tranquilidade com que ela dirige o processo todo, aproveitando e elaborando as sugestões dos parceiros, torna tudo leve e divertido. Não é à toa que o resultado tem esse astral que a gente sente em Oxum e todas as músicas do álbum".

Com estreia programada para maio deste ano, seu novo álbum, Maré de Cheiro, trará ritmos regionais do Sudeste e Nordeste do país a partir de um olhar contemporâneo e promete ser trilha sonora perfeita para embalar o verão. "Estou numa fase onde me sinto mais à vontade musicalmente, com mais propriedade pra escolher o que quero e gosto de cantar, por isso quero muito dividir logo esse trabalho com quem vem me acompanhando. O que posso dizer é que a MPB e a música eletrônica aparecem de mãos dadas e, cada pedacinho desse trampo, tá carregando muito de mim. Espero que gostem", conclui.

Komentáře


bottom of page